Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês realiza cerimônia de colação de grau

Campus Santa Inês realiza cerimônia de colação de grau

Os estudantes de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física e Tecnologia em Construção de Edifícios colaram grau no dia 6 de junho.
  • Andréia Lima
  • publicado 13/06/2019 12h24
  • última modificação 13/06/2019 12h27

Dez estudantes colaram grau, na última quinta-feira (6), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, nos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física e Tecnologia em Construção de Edifícios. Participaram da solenidade gestores, familiares e amigos dos formandos.

A oradora das turmas, a estudante do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios Juliana Protácio, destacou o papel do IFMA como realizador de sonhos. “Daqui saíram grandes pesquisas. Cada um de nós entrou com nossos pilares e saímos diferentes. Aceitamos as dificuldades que nos preparou para os grandes desafios”, disse. Em 2018, a estudante foi selecionada para participar de um dos maiores festivais de estudantes do mundo, que aconteceu na Noruega.

A paraninfa das turmas, a professora Érika de Jesus de Sousa, parabenizou os formandos e os incentivou a continuar a vida acadêmica. “Vocês me fizeram rever toda a minha vida profissional e acadêmica. Todos dessa mesa já viveram esse momento. O meu conselho é que vocês saibam ouvir e respeitar. A vida de estudos não acaba aqui. Ao contrário, começa aqui. As vitórias só vêm por meio de desafios”, declarou.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda Neto, falou sobre a importância da educação. “A educação não serve para sobrepor serve para humanizar. Vocês tiveram a oportunidade de estudar numa instituição pública. O IFMA é um lugar de realizar sonhos. O mais importante é acreditar”, disse. Já o reitor Roberto Brandão destacou o papel transformador do IFMA.  “O IFMA forma pessoas, cidadãos. Fazer uma colação é dizer para a sociedade que estamos cumprindo a nossa missão”, declarou.

Novos projetos – A formanda Fernanda Eloise Rodrigues, do curso de Bacharelado em Administração falou sobre a sua trajetória e projetos para o futuro. “Foi a Administração que me escolheu. Eu pretendia fazer outro curso, mas passei para Administração, mas ao longo do curso eu me apaixonei. O dia de hoje representa vitória, porque vida de estudante casada com dois filhos não é fácil mesmo. Daqui para frente eu pretendo conseguir um bom emprego e continuar com a minha vida acadêmica”, declarou.

Já Núbia Cristina Nascimento, do curso de Licenciatura em Física, lembrou das dificuldades ao longo do curso. “A gente teve muita dificuldade. Eu moro no interior e é longe, no povoado Floresta. Eu vinha a Santa Inês todo fim de semana só para fazer o curso. E é difícil porque a gente passa muito tempo longe da família, mas valeu a pena”, disse. O formando Josiel Araújo Teixeira, do Curso de Tecnologia em Construção de Edifício, veio do município de Presidente Médice só para fazer o curso em Santa Inês. “O dia de hoje representa uma grande conquista na minha vida. É uma grande emoção. Minha mãe veio, minha esposa. No decorrer do curso nasceu meu filho que é a pessoa mais importante para mim. Eu estou muito feliz”, contou.