Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês realiza posse de Conselho Diretor

Campus Santa Inês realiza posse de Conselho Diretor

Os conselheiros tomaram posse no dia 6 de junho, na sede do Campus.
  • Andréia Lima
  • publicado 13/06/2019 10h18
  • última modificação 13/06/2019 10h18

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou, no último dia 6 de junho, a cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho Diretor (Condir) do campus. A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do Campus, Aristóteles Lacerda Neto, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

Na ocasião tomou posse, como representante da sociedade civil, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas e secretário municipal de obras de Santa Inês, Nicolau Geraldo Miranda. “Vamos procurar cada vez mais fazer melhorias no Campus Santa Inês. Queremos realmente que a educação possa progredir fazendo mudanças significativas que impactarão na nossa cidade”, declarou.

O representante do segmento dos técnicos administrativos, Marcos Alexandre Martins, falou da importância da presença do IFMA na cidade de Santa Inês. “A missão do Instituto é melhorar a vida das pessoas por meio da Educação. Nosso objetivo sempre será a defesa do interesse público e a pluralidade de opiniões. Vamos garantir que o senso crítico sempre esteja presente aqui”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda Neto, destacou o papel transformador da educação. “Nós transformamos vidas que vão transformar a sociedade. Esse é um momento de ápice na democracia do Campus”, disse. Já o reitor Roberto Brandão lembrou que a democracia é algo que devemos defender arduamente. “O Conselho Diretor de Santa Inês representa uma extensão do Conselho Superior. Nós temos muito a fazer e o Condir será uma dessas instâncias”, disse.

Composição

O Condir do Campus Santa Inês será composto pelos seguintes membros:

1.   CATEGORIA REPRESENTANTES DAS DIRETORIAS DO CAMPUS

FRANCISCO PESSOA DE PAIVA JÚNIOR (DDE-TITULAR)
LEONARDO BATISTA ASSUNÇÃO (DAP- TITULAR)
2.   CATEGORIA DOCENTES

NILVANETE GOMES DE LIMA (TITULAR)
CLÁUDIO PEREIRA DA SILVA (TITULAR)
GENILTON LUÍS FREITAS MARQUES (SUPLENTE)
3. CATEGORIA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

EUNICE CASTRO (TITULAR)
MARCOS ALEXANDRE SOUSA MARTINS (TITULAR)
4. CATEGORIA DISCENTE

RODRIGO BRAGA PINHEIRO (TITULAR)
MARCUS VINICIUS DOS SANTOS MARTINS (TITULAR)
ALEXANDRE MELO SAUNDERS GOMES (SUPLENTE)
5. CATEGORIA EGRESSO

FRANCISCO TANILSON DA SILVA (TITULAR)
6. CATEGORIA REPRESENTANTES DA REITORIA

MAGNO SOUSA FRANÇA (TITULAR)
DAYSE DA SILVA ROCHA ARAÚJO (SUPLENTE)
7. CATEGORIA REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

NICOLAU GERALDO FERNANDES DE MIRANDA (TITULAR)
JOÃO NOJOSA DE SOUSA (SUPLENTE)
8.  CATEGORIA ENTIDADE SINDICAL

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DO MARANHÃO (SINDSEP-MA)
ARLLAN SILVA MATOS  (TITULAR)
EDEN WAM GOMES CASTRO (SUPLENTE)

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.