Página Inicial > Notícias > Conselheiros tomam posse em Zé Doca

Conselheiros tomam posse em Zé Doca

A posse do Conselho Diretor aconteceu no dia 7 de junho. Na ocasião, o reitor se reuniu com os estudantes para falar sobre a infraestrutura do Campus.
  • Andréia Lima
  • publicado 14/06/2019 11h36
  • última modificação 14/06/2019 11h36

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca realizou, no último dia 7 de junho, a cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho Diretor (Condir) do Campus. A cerimônia foi presidida pela diretora-geral do Campus, Davina Chaves, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

O presidente do Grêmio estudantil do Campus, José Vitor Silva e Silva, destacou o papel do Conselho como voz institucional dentro do Campus. “O Conselho é um avanço muito importante que nós temos, pois as decisões não devem ficar na mão de uma só pessoa. Espero que nós do grêmio e os conselheiros possamos caminhar juntos nesses dois anos de mandato do Condir”, declarou.

A conselheira representante da sociedade civil, Edna Santos, agradeceu a oportunidade de fazer parte do Conselho. “Agradeço a oportunidade de estar participando como membro dessa gestão participativa. Esse é um momento ímpar e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Será um prazer fazer parte desse Conselho durante dois anos”, disse.

O representante titular do segmento docente, Taffarel Rocha, falou sobre a relevância da instituição desse Conselho no âmbito do IFMA. “Entendemos que o Conselho deve atuar como um articulador e porta-voz, como um interlocutor das propostas das ações em relação ao nosso Campus. Nos comprometemos a atuar com diálogo e de forma parceira com nossos colegas”, esclareceu.

A diretora-geral do Campus e presidente do Condir, Davina Chaves, explicou a importância do Condir na tomada de decisões do Campus Zé Doca. “O Conselho será muito importante dentro do Campus. O Condir vem deixar as nossas ações mais transparentes, inclusive nas decisões daquilo que é viável e daquilo que não é viável fazer. Que as nossas ações sejam as melhores”, desejou.

O reitor Roberto Brandão explicou que o Condir surgiu para agilizar na tomada de decisões dentro do Campus. “Nós somos 29 campi em todo o estado do Maranhão e cada Campus tem o seu Conselho Diretor. O Condir propõe ações compartilhadas. O Conselho surge com essa conduta de conversar com a comunidade, de dividir as ações com a gestão. Isso vai favorecer em nossos encaminhamentos”, esclareceu.

Composição

O Condir do Campus Zé Doca será composto pelos seguintes membros:

1.      MARIA DE LOURDES SILVA LIMA – REPRESENTANTE TITULAR DA GESTÃO EDUCACIONAL DO CAMPUS;
2.      JACKSON SOUSA PEREIRA – REPRESENTANTE TITULAR DA GESTÃO ADMINISTRATIVA DO CAMPUS;
3.      VERA REJANE GOMES – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO TÉCNICO ADMINISTRATIVO – NATUREZA TÉCNICO PEDAGÓGICA;
4.      MAKSON RANGEL DE MELO RODRIGUES – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO TÉCNICO ADMINISTRATIVO;
5.      LUZILENE SOUSA ROSAS – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO DOCENTE;
6.      TAFFAREL MORAES ROCHA – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO DOCENTE;
7.      NEEMIAS DA SILVA NASCIMENTO – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO DISCENTE;
8.      LUCIENE MOURA DUTRA DE SOUSA – REPRESENTANTE TITULAR DO SEGMENTO DISCENTE;
9.      DANILO CARVALHO DOS SANTOS – REPRESENTANTE SUPLENTE DO SEGMENTO DISCENTE;
10.  WELTON DA CRUZ MARTINS – REPRESENTANTE EGRESSO;
11.  EDNA FREITAS SANTOS – REPRESENTANTE TITULAR DA SOCIEDADE CIVIL – PROCEDENTE DO C.E. NELSON SEREJO DE CARVALHO (CEMA);
12.  LUÍS ANTÔNIO ABREU DA SILVA – REPRESENTANTE TITULAR DA SOCIEDADE CIVIL – PROCEDENTE DO C.E. NELSON SEREJO DE CARVALHO (CEMA);
13.  ANTONIO MARCIO GOMES FALCÃO – REPRESENTANTE SUPLENTE DO SEGMENTO SINDICAL – PROCEDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ZÉ DOCA;
14.  WERBET CHIMENDES NUNES – REPRESENTANTE SUPLENTE DO SEGMENTO SINDICAL – PROCEDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ZÉ DOCA;
15.  FABÍOLA RAFAELLE TAVARES SILVA – REPRESENTANTE TITULAR DA REITORIA;
16.  LEILA PINHEIRO FERREIRA – REPRESENTANTE SUPLENTE DA REITORIA;

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Galeria de fotos

Diálogo com estudantes – Após a realização da posse do Conselho Diretor, o reitor Roberto Brandão e a diretora-geral do IFMA Campus Zé Doca, Davina Chaves, se reuniram, junto com o presidente do grêmio estudantil do Campus, José Vitor Silva e Silva, com os estudantes do Campus. Na ocasião, os estudantes pediram esclarecimentos sobre a infraestrutura do Campus, que está parcialmente interditada devido a danificações no prédio. O reitor ouviu as solicitações dos estudantes e esclareceu que as empresas já foram contratadas e que só falta verificar a questão dos prazos de entrega das obras que foram prejudicados devido às fortes chuvas dos últimos meses. Roberto Brandão lembrou também que os cortes nos recursos de funcionamento prejudicaram nesse processo. “Em julho eu me comprometo a vir aqui, junto com a equipe de engenheiros do IFMA, para conversar com vocês”, declarou.