Página Inicial > Notícias > Encontro Nacional de Extensão será realizado em São Luís

Encontro Nacional de Extensão será realizado em São Luís

O lançamento oficial do evento vai acontecer no dia 19, quarta-feira, às 9 horas, na sede da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no bairro Renascença, em São Luís
  • publicado 17/06/2019 17h14
  • última modificação 17/06/2019 17h20

As instituições públicas de ensino superior do Maranhão (IFMA, UFMA e UEMA), principais responsáveis pelas ações de extensão no estado, uniram-se para realizarem, juntas, o 46º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX).

Nesta quarta-feira, 19, às 9 horas, os reitores Roberto Brandão (IFMA), Nair Portela (UFMA) e Gustavo Costa (UEMA) irão promover o lançamento oficial do evento que será realizado em setembro, na capital maranhense.

O encontro nacional se propõe a discutir a realidade da extensão universitária, a integralização curricular em obediência ao Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a relação entre instituições de ensino superior e a sociedade.

O 46º Encontro FORPROEX reúne exclusivamente pró-reitores de extensão de todas as instituições de ensino superior públicas do Brasil, bem como diretores e coordenadores. As conferências e mesas de debate serão abertas ao público.

Paralelamente também serão realizados o Fórum Integrado de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas do estado do Maranhão, o 4º Workshop PROEXT/IFMA, o 8º Fórum de Extensão Universitária da UFMA e o Fórum de Extensão Universitária da UEMA. Os eventos contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do Edital FAPEMA Nº 001/2019 – Eventos Científicos.

Os fóruns locais buscam reunir os extensionistas, professores, estudantes técnico-administrativos, além da sociedade em geral. Estima-se a participação de aproximadamente 1000 pessoas em todo o evento, com a apresentação de aproximadamente 300 trabalhos, nas modalidades de comunicação oral e pôsteres.  Esses trabalhos serão publicados no formato de resumo nos anais do evento.

Serão realizadas atividades presenciais (apresentação de trabalhos) e on line (transmissão de conferências e palestras) nos campi das instituições envolvidas.

A programação dos eventos contemplará discussões de temas que versem sobre a importância do conhecimento produzido em projetos de extensão, cuja interface propicia pesquisas que visam ao aprimoramento de políticas universitárias e públicas, além de reforçar o compromisso na busca de uma sociedade mais igualitária e democrática.