Página Inicial > Notícias > Produções do IFMA selecionadas para festival de cinema

Produções do IFMA selecionadas para festival de cinema

Na programação do mais importante evento cinematográfico do Maranhão, curtas-metragens “Preamar” e “Irreal” são resultado de projetos com alunos e comunidade
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 17/06/2019 11h29
  • última modificação 17/06/2019 11h29

Dois filmes de curta-metragem produzidos por alunos do IFMA marcam presença na programação da 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o mais relevante evento dedicado à sétima arte no Maranhão, sendo o quarto mais antigo do Brasil. As produções “Irreal” e “Preamar” (ambas de 2018) foram selecionadas para a Mostra Cenário Maranhão, que ocorre no Cine Praia Grande, na quarta-feira (19), das 14h às 16h. Promovido pelo Departamento de Assuntos culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o festival teve abertura na sexta-feira (14).

“Irreal” foi realizado pelos alunos do curso Técnico em Alimentos do Campus Barreirinhas, como projeto pedagógico coordenado por Inácio de Araújo Costa Júnior, professor de Português e Literatura. Em outubro do ano passado, o filme conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante para Marcos Keylon Mendonça Dutra (que também assina o roteiro e direção), no Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), em Santa Maria (RS). A obra de ficção (15 minutos de duração) conta a história de Pedro, estudante preocupado com o próprio rendimento escolar e com o que os outros pensam a seu respeito. Mas ele pode descobrir que nem tudo é real ao conhecer alguém especial.

Realização de Felipe Sagach e Thiago Melo, “Preamar” (ficção com 12 minutos) é resultado do curso de Produção Cinematográfica aberto à comunidade no segundo semestre de 2018, no Campus Centro Histórico, a partir de edital da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT). O filme traz um incidente envolvendo Ricardo e Cristina, que após sete anos de casamento passam por uma relação turbulenta. Em um feriado, o casal vai à praia com a filha Beatriz e o relacionamento é posto à prova quando ocorrem novas situações.

“É uma honra os filmes produzidos pelo IFMA fazerem parte da programação do Guarnicê”, disse a servidora Sâmia Oliveira, que coordenou o curso de extensão. Ela considerou ainda o fato de as produções terem sido feitas pelos alunos, que não tinham experiência anterior com cinema profissional. A coordenadora também destacou a importância do Festival Guarnicê, que conta com grande reconhecimento tanto no Maranhão quanto fora do Estado.