Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Produções do IFMA selecionadas para festival de cinema
Início do conteúdo da página Notícias

Produções do IFMA selecionadas para festival de cinema

Na programação do mais importante evento cinematográfico do Maranhão, curtas-metragens “Preamar” e “Irreal” são resultado de projetos com alunos e comunidade
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 17/06/2019 11h29
  • última modificação 17/06/2019 11h29

Imprimir
Dois filmes de curta-metragem produzidos por alunos do IFMA marcam presença na programação da 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o mais relevante evento dedicado à sétima arte no Maranhão, sendo o quarto mais antigo do Brasil. As produções “Irreal” e “Preamar” (ambas de 2018) foram selecionadas para a Mostra Cenário Maranhão, que ocorre no Cine Praia Grande, na quarta-feira (19), das 14h às 16h. Promovido pelo Departamento de Assuntos culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o festival teve abertura na sexta-feira (14).

“Irreal” foi realizado pelos alunos do curso Técnico em Alimentos do Campus Barreirinhas, como projeto pedagógico coordenado por Inácio de Araújo Costa Júnior, professor de Português e Literatura. Em outubro do ano passado, o filme conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante para Marcos Keylon Mendonça Dutra (que também assina o roteiro e direção), no Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), em Santa Maria (RS). A obra de ficção (15 minutos de duração) conta a história de Pedro, estudante preocupado com o próprio rendimento escolar e com o que os outros pensam a seu respeito. Mas ele pode descobrir que nem tudo é real ao conhecer alguém especial.

Realização de Felipe Sagach e Thiago Melo, “Preamar” (ficção com 12 minutos) é resultado do curso de Produção Cinematográfica aberto à comunidade no segundo semestre de 2018, no Campus Centro Histórico, a partir de edital da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT). O filme traz um incidente envolvendo Ricardo e Cristina, que após sete anos de casamento passam por uma relação turbulenta. Em um feriado, o casal vai à praia com a filha Beatriz e o relacionamento é posto à prova quando ocorrem novas situações.

“É uma honra os filmes produzidos pelo IFMA fazerem parte da programação do Guarnicê”, disse a servidora Sâmia Oliveira, que coordenou o curso de extensão. Ela considerou ainda o fato de as produções terem sido feitas pelos alunos, que não tinham experiência anterior com cinema profissional. A coordenadora também destacou a importância do Festival Guarnicê, que conta com grande reconhecimento tanto no Maranhão quanto fora do Estado.

Fim do conteúdo da página