Página Inicial > Notícias > IFMA, UFMA e UEMA realizam Fórum Nacional de Extensão

IFMA, UFMA e UEMA realizam Fórum Nacional de Extensão

46º Encontro Nacional do Fórum de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras será realizado entre 17 e 21 de setembro, em São Luís.
  • publicado 25/06/2019 08h14
  • última modificação 25/06/2019 08h14

As instituições públicas de ensino superior do Maranhão (UFMA, UEMA e IFMA), principais responsáveis pelas ações de extensão no estado, se uniram para somar esforços e, juntas, realizarão o 46º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitoras e Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX. As atividades acontecerão entre 17 e 21 de setembro de 2019, no campus da Universidade Federal do Maranhão, no Centro Pedagógico Paulo Freire. Paralelamente também serão realizados:

• Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do estado do Maranhão;
  • IV WORKSHOP PROEXT/IFMA.
  • VIII Fórum de Extensão Universitária da UFMA;
  • Fórum de Extensão Universitária da UEMA;

O 46º Encontro Nacional do FORPROEX  é direcionado exclusivamente aos pró-reitores e pró-reitoras de extensão, bem como demais gestores da extensão, das IES públicas do Brasil. As conferências e mesas serão abertas ao público em geral.

Os outros eventos, dentre estes o IV Workshop PROEXT/IFMA, buscam reunir e apresentar as experiências das ações de extensão realizadas por docentes, discentes e técnicos, junto à cada instituição, bem como as ações de outras instituições brasileiras. Estima-se a participação de aproximadamente 1000 pessoas em todo o evento.

Submissão de Trabalhos

As experiências de extensão universitária serão apresentadas nas modalidades de comunicação oral e pôster. Os extensionistas devem enviar o trabalho (resumo) até o dia 15 de julho de 2019 (ver orientações para submissão abaixo ou no site do evento), de acordo com as normas de submissão. A divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação será até 13 de agosto de 2019. Os trabalhos serão publicados no formato de resumo nos anais dos eventos. Os três melhores trabalhos de cada área serão premiados com “menção honrosa”.

A programação dos eventos contemplará discussões de temas que versem sobre a importância do conhecimento produzido em projetos de extensão, cuja interface propicia pesquisas que visam ao aprimoramento de políticas universitárias e públicas, além de reforçar o compromisso na busca de uma sociedade mais igualitária e democrática. Serão realizadas atividades presenciais (apresentação de trabalhos) e online (transmissão de conferências e palestras) em diversos câmpus das instituições envolvidas.

Uma novidade na realização dos eventos é o uso do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos), plataforma de gestão de eventos realizados pela UFMA. A plataforma vai facilitar a divulgação, inscrição e emissão de certificados aos participantes. Assim, os interessados devem acessar o sistema Sigeventos na página da UFMA, consultar os eventos abertos e identificar o evento em que deseja se inscrever (ou clique aqui https://eventos.ufma.br/eventos/public/home.xhtml). Ao lado direito do título do evento (Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do estado do Maranhão) o ícone de uma “lupa” direciona para o site do evento, enquanto que o ícone verde com uma “seta” direciona para a realização da inscrição e submissão de trabalho.

A realização dos eventos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do Edital FAPEMA Nº 001/2019 – Eventos Científicos.

Acesse o site do 46º Encontro Nacional do FORPROEX

Contatos:

IFMA

Pró-reitoria de Extensão: 98 3215-1713/1714; [email protected]

UFMA

Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo – Departamento de Extensão: 98 3272 8604/8605; [email protected]

Divisão Técnica de Extensão: 98 3272 8606; [email protected]

UEMA