Página Inicial > Notícias > IFMA realiza aula inaugural de curso de formação de conselheiros tutelares

IFMA realiza aula inaugural de curso de formação de conselheiros tutelares

Objetivo é capacitar pessoas para atuarem como conselheiros dos direitos e/ou tutelares na Amazônia Legal.
  • Assessoria de Comunicação, com informações da Proext
  • publicado 27/06/2019 11h11
  • última modificação 27/06/2019 11h14

Na terça-feira (25), foi realizada a aula inaugural do Curso de formação continuada em promoção dos direitos da criança e do adolescente. A Escola de conselhos visa capacitar pessoas das diversas comunidades brasileiras para atuarem como conselheiros tutelares e/ou dos direitos, contribuindo significativamente para sua melhor atuação como defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, sendo selecionados para participar do curso profissionais que atuam em todos os Estados da Amazônia Legal.

Devido à sua capilaridade os Institutos Federais foram escolhidos para realizarem estas capacitações. “No Maranhão propusemos 12 polos de atuação estabelecidos em nossos campi, disponibilizando um total de 1200 vagas para capacitação, o que tornou o IFMA o instituto federal que mais vai capacitar pessoas de toda a rede de Institutos Federais, seguido pelo IFTO que capacitará 700 conselheiros”, destaca a professora Luciana Learte, uma das coordenadoras do projeto.

A capacitação será feita por meio de videoconferências e os equipamentos foram disponibilizados pela coordenação geral para cada campus envolvido. Ao final, essas unidades farão parte de uma grande rede nacional de capacitação a distância, capaz de oferecer outras formações. “Nessa caminhada para concretização do curso tivemos a grande atuação dos Departamentos de Extensão dos 12 campi envolvidos – Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Codó, Grajaú, Imperatriz, Monte Castelo, Pinheiro, São João dos Patos, Santa Inês e Timon -, além da atuação de tutores que foram selecionados para atuarem na execução no curso presencialmente”, aponta a diretora de programas e projetos institucionais do IFMA, Rosifrance Machado.

A coordenação geral do projeto no IFMA ficou sob a responsabilidade das professoras Luciana Learte e Rosifrance Machado, que conseguiram ter acesso aos diversos conselhos tutelares e órgãos envolvidos com o público-alvo, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) municipais, e matricular pessoas para todas as vagas disponibilizadas, deixando inclusive um cadastro de reserva elaborado para as próximas turmas.

“Para o futuro pretendemos usar a plataforma disponibilizada para novos cursos em rede, ampliando para os 32 pontos de presença do IFMA no Estado do Maranhão”, ressalta o pró-reitor de Extensão, Fernando Lima.

O curso

O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 200 horas, divididas em cinco módulos de 40 horas. Os módulos são: 1) Fundamentos em direitos humanos; 2) Atuação dos conselhos dos direitos e conselhos tutelares; 3) Estudo de legislações pertinentes – 1ª parte; 4) Estudo de legislações pertinentes – 2ª parte; e 5) Estudo de legislações pertinentes – 3ª parte.