Página Inicial > Notícias > IFMA parabeniza Caxias pelos 183 anos de emancipação política

IFMA parabeniza Caxias pelos 183 anos de emancipação política

O Campus Caxias faz parte dessa história desde de 21 de setembro de 2010, quando sua autorização de funcionamento.
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 05/07/2019 10h20
  • última modificação 05/07/2019 11h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias parabeniza a cidade de Caxias pela passagem dos seus 183 anos de emancipação política celebrados nesta sexta-feira, 5 de julho. O ato, que representa a elevação à categoria de cidade, aconteceu em 5 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo presidente da Província Antônio Pedro da Costa Ferreira, pois, até então, existia a Vila de Caxias.

A “Princesa do Sertão”, como passou a ser carinhosamente conhecida, quando do período em que foi elevada à categoria de cidade, representava um grande centro de poder, sendo depois de São Luís, capital do Estado, já naquele momento, a primeira cidade mais importante do Maranhão.

O Campus Caxias faz parte dessa história desde de 21 de setembro de 2010, quando sua autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC). A trajetória do IFMA em Caxias é marcada por crescimento e compromisso em promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável por meio do ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o Campus Caxias ocupa o 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas e privadas do município com porte de mais de 90 estudantes, segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo.

“É uma honra fazer parte do desenvolvimento educacional, cultural e social da cidade. O IFMA atua no sentido de ampliar o direito e o acesso de todos à uma educação pública, gratuita e de qualidade”, frisou o diretor-geral do campus, João da Paixão Soares. “Nós esperamos contribuir cada vez mais com o progresso de Caxias e toda a Região dos Cocais. Caxias está de parabéns pelos seus 183 anos e esperamos que jovens e adultos do município continuem com esse amor ao berço de Vespasiano Ramos, Coelho Neto e Gonçalves Dias, assim como nós do IFMA temos”, afirmou o diretor-geral. “Esperamos manter e fortalecer as parcerias e convênios interinstitucionais que temos junto ao poder público municipal, sempre com o intuito de contribuir para o fortalecimento das potencialidades econômicas e sociais de Caxias”, declarou João da Paixão.

A cidade

Caxias é o quinto município mais populoso do Maranhão, com uma população de 164.224 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. A área do município é de 5.150,667 quilômetros quadrados, o que a torna a terceira maior cidade do Estado. É cortada pelo rio Itapecuru e seus afluentes.

É um dos maiores centros econômicos do Estado, graças a seu grande desempenho industrial, e um importante centro político, cultural e populacional do Maranhão. Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português.

Do ponto de vista econômico, o município concentra arranjos produtivos focados nos setores de produtos e serviços, agropecuária, além de setores produtivos, onde se destacam o segmento industrial de produção alimentícia, de bebidas e de cosméticos.

A cidade dispõe de cinco instituições de ensino superior privadas e duas públicas que ofertam diversos cursos.

Saiba mais sobre a história da emancipação política no texto elaborado por Wybson Carvalho, poeta e membro da Academia Caxiense de Letras.