Página Inicial > Notícias > IFMA conquista bons resultados em competição internacional de robótica

IFMA conquista bons resultados em competição internacional de robótica

Evento aconteceu no Golden Shopping, em São Luís, entre os dias 26 e 30 de junho. Pelo IFMA, participaram alunos dos campi Codó e Monte Castelo.
  • publicado 10/07/2019 19h04
  • última modificação 11/07/2019 17h54

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi representado por dois campi no Torneio Internacional de Robôs (ITR) realizado pelo Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), entre os dias 27 e 29 de julho, no Golden Shopping Calhau, em São Luís, e obteve bons resultados na competição. Estudantes do Campus Monte Castelo conquistaram o 2º e 3º lugares nas modalidades cabo de guerra e resgate no plano, respectivamente.Pelo IFMA, também estiveram presentes alunos do Campus Codó.

Pelo Campus Monte Castelo, tiveram participação os professores Francisco Viana e Almir Neto. As alunas Maria da Conceição Gomes Loiola (engenharia mecânica), Maria Rosângela Lopes de Oliveira (técnico em eletrotécnca), Wanessa de Sousa (engenharia elétrica) e Ana Carolina Cutrim Bessa (técnico em eletrotécnica) competiram na categoria resgate no plano, e conquistaram o terceiro lugar. Na categoria cabo de guerra, o aluno Francisco Vinicius Pinheiro do Nascimento, do curso de engenharia elétrica, conquistou o segundo lugar. “Participei pela primeira vez do torneio. Além da competição, percebi que as equipes são unidas, independente da posição final. Só em participar do torneio, nos traz uma sensação de vitória, uma recompensa para as horas de trabalho”, comenta o aluno Francisco.

A aluna Wanessa de Sousa comentou que “foi uma experiência inesquecível, na qual pude praticar os conhecimentos de programação adquiridos nos últimos meses e compartilhar experiências com a equipe que trabalhei nesse tempo, num contexto de pressão e competitividade que exigia o melhor dos que estavam lá”, disse. O professor Almir destacou que a preparação dos alunos foi intensa nos últimos meses. “Foi um momento de riqueza de conhecimento. ao montar o robô, apareciam novas etapas e testes, fazendo com que eles buscassem mais conhecimentos para superar aquela etapa”< conta o professor. O professor Francisco confessou que foi um pouco difícil integrar os alunos na preparação e na transmissão dos conhecimentos, mas no fim. tudo deu certo. “chegávamos no IFMA 7 e 15 da manhã e saiamos 8 e meia da noite pra tentar ajustar o robô para a competição. Foi muito grande o empenho, a dedicação, a entrega dos alunos durante a preparação. Com um pouco mais de recursos disponíveis, temos a sensação que teríamos conquistado o primeiro lugar”, afirma.

O Campus Codó iniciou recentemente um grupo de estudos em robótica, e enviou 7 alunos do curso técnico em Informática para participar do torneio. O campus participou da categoria cabo de guerra e do desafio clubinho de robótica, obtendo o terceiro lugar neste. “Para o campus Codó se abrem novas oportunidades de boas práticas de ensino com a criação e fortalecimento do grupo de estudos em iniciação à robótica, com a possibilidade de se trabalhar matemática, física, química, biologia,informática, lógica de programação e muitas outras disciplinas de forma lúdica. Para os alunos que aceitaram participar desse desafio foi emocionante e surpreendente a motivação deles na montagem e programação do robô. Eles aprenderam a linguagem de programação arduíno de forma lúdica e motivadora”, destacou o professor de matemática Danilo Lima Falcão, que acompanhou os alunos do campus no torneio. “Foi muito importante o apoio que tivemos da direção do campus Codó, com a aquisição de 12 kits de Arduino, o que possibilitou o início do nosso grupo de robótica. Tivemos também o apoio de professores de matemática, física e informática, bem como do diretor de ensino, Abias Rodrigues da Cruz”, complementou.

Sobre o Torneio Internacional de Robôs (ITR)

Realizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) dos dias 26 a 30 de junho, o Torneio Internacional de Robôs (ITR) reuniu os mais variados sotaques com a vinda de 56 equipes de robótica de sete estados que disputaram em diferentes modalidades e trocaram experiências com as demais equipes presentes no evento. Participaram cerca de 80 equipes do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

O Torneio Internacional de Robôs é a última etapa do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), etapa estadual, seguido do TJR, etapa nacional.