Página Inicial > Notícias > IFMA discute parceria na realização da Feira do Livro de São Luís

IFMA discute parceria na realização da Feira do Livro de São Luís

O secretário municipal de Cultura de São Luís propôs a parceria durante reunião com o reitor Roberto Brandão.
  • publicado 10/07/2019 19h38
  • última modificação 10/07/2019 19h43

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu, nesta terça-feira (10), a visita do secretário municipal de Cultura de São Luís, Marlon Botão, para tratar de parcerias na realização da 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FELIS). Este ano, o evento tem como patrono o pioneiro do naturalismo na literatura brasileira, o escritor maranhense Aluísio Azevedo. A Feira será realizada de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae.

O IFMA já esteve presente nas edições anteriores da FELIS com stand institucional, mas este ano a expectativa é ampliar essa participação. A parceria deve incluir também os serviços gráficos da Editora IFMA, além de lançamentos de livros, palestras de professores no espaço pedagógico do evento e apresentações artísticas dos alunos ao longo da programação cultural.

Considerando os custos com serviços editoriais e gráficos, o reitor Roberto Brandão avalia a importância da participação mais ativa do Instituto na realização do evento mesmo no cenário de contingenciamento orçamentário. “A Secretaria de Cultura vem fazer uma proposta de parceria na estruturação da Feira. Com isso a gente teria um maior espaço para divulgação dos nossos produtos oriundos da Editora, apresentação de projetos pedagógicos e atividades culturais”, comenta.

Já Marlon Botão destacou que a Feira não deve ser vista apenas como um espaço para vender livros, mas também para promover inclusão. “É o maior evento literário do Estado e uma parcela significativa do público é formada por estudantes da rede pública de ensino. Então para nós é importante fazer disso uma ação pedagógica. É por isso que estamos aqui hoje”, pontuou o secretário.

Também estiveram presentes na reunião Rita Oliveira, coordenadora-geral da Feira do Livro; Joseana do Rosário, representante da SEMED e coordenadora pedagógica da FELIS; Dayse Rocha, diretora de Assuntos Estudantis do IFMA; Mayara Anunciação, chefe do Departamento Artístico-cultural de Desporto e Lazer; e Luís Cláudio Rocha, representante da Editora IFMA.