Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove curso de ética para gestores
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove curso de ética para gestores

  • Cláudio Moraes
  • publicado 10/07/2019 09h16
  • última modificação 10/07/2019 15h08

Imprimir

Caráter tem uma relação etimológica com a palavra “característica” – aquilo que marca e delineia a identidade de uma pessoa, leciona o filósofo Mário Sérgio Cortella. De acordo com o doutor em Educação, escritor e professor paranaense, o modo de ser de cada um se baseia em valores e princípios que levam a uma ação decorrente de uma escolha.

 

Para o jornalista Clóvis de Barros Filho, que exerce a docência na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), no mundo do trabalho e no mundo da vida, a todo momento todos são confrontados com a necessidade de fazer escolhas.

 

Assim, as histórias, “nossas histórias, dias de luta e dias de glória”, dependem da adequada escolha dos princípios e valores a seguir.

 

Tudo isso se relaciona com a ética. “O tema se tornou fundamental”, avalia Izolina Lima, presidente da Comissão de Ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Designada para o cargo no final do ano passado pelo reitor Roberto Brandão, Izolina divide com os servidores Renata Trovão, Alessandra de Melo e Antonio Francisco Menezes a missão de conduzir o colegiado. As competências da comissão são de natureza preventiva (orientação e aconselhamento sobre a conduta ética do servidor público), conciliadora (propositura de realização de acordos de conduta pessoal e profissional) e repressiva (apuração de conduta em desacordo com as normas éticas e aplicação de penalidade).

 

Na tarde de terça (9/7), a comissão promoveu em parceria com o Centro de Formação de Servidores do IFMA, vinculado à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o início do “Curso de Ética para Gestores”. Até quinta (11), os noventa gestores convocados irão participar de uma reflexão sobre a questão, no auditório da Reitoria, em São Luís. “A instituição que não tem a ética como base não consegue se desenvolver”, afirmou Izolina.

 

Conceitos básicos

O início do curso, com abordagem sobre os conceitos básicos sobre Ética, foi conduzido pelo professor Batista Botelho. Mestrando em Educação e licenciado em Filosofia, com especialização em Administração Escolar e em Filosofia Clínica, detém aperfeiçoamento em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública.

 

Presidente da Comissão de Ética do IFMA entre 2012 e 2018, Botelho exerce, atualmente, a chefia do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social da instituição e integra o Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas.

 

“Devemos corresponder às expectativas dos jovens estudantes”, afirmou. “Torna-se necessário debater sobre ética no ambiente do trabalho”, prosseguiu. “A atitude antiética está presente no dia a dia e os valores estão cada vez mais ameaçados”, analisou.

 

“No exercício profissional não devemos ser movidos por sentimentos ou relações de amizade, mas agir de forma racional, com base em princípios éticos”, ensinou.

 

Botelho falou, ainda, da crise brasileira como uma crise de valores morais, sobre deontologia (ética profissional), conceito de moral, moral objetiva e relativismo ético.  “A moral varia no tempo e no espaço e nós devemos estar abertos aos novos referenciais”, explicou. “Nós não devemos fazer o que é melhor do ponto de vista individual, mas o que é melhor do ponto de vista coletivo”, concluiu.

 

Programação

O curso prosseguiu, ainda, na tarde terça, com a abordagem sobre ´”Ética no serviço público”, sob condução de Izolina Lima, mestre em Saúde Pública, e Antonio Francisco Menezes, mestrando em Administração.

 

Na quarta (10), a programação continua com os temas “Ética e vida pública”, com explanação de Socorro Lages, chefe da Auditora Interna do IFMA e doutoranda em Contabilidade. Izolina e Francisco também irão intervir no tema e, em seguida, irão tratar acerca da Comissão de Ética do IFMA.

 

A psicóloga Renata Trovão fará a abordagem sobre “Ética nas relações interpessoais” e a pauta do dia será encerrada com a equipe da comissão tratando sobre “Como lidar com conflitos interpessoais nos campi”.

 

O último dia do curso (11) contará com os temas “Assédio sexual no contexto institucional”, com a participação da procuradora jurídica do IFMA, Ângela Saldanha, e da psicóloga Renata.  A especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho ainda irá discorrer sobre “Relação ética entre servidores e alunos”.

 

O curso será encerrado com o tema “Ética nas contratações”, sob condução de Evangelista Pereira, mestre em Administração e chefe do Departamento de Licitações e Contratos da Reitoria.

 

E depois do curso, só pra não contrariar, todos poderão refletir diariamente, à luz de Jean Paul Sartre, sobre o que fazer com essa tal liberdade… Afinal, “o tempo é rei e a vida é uma lição”,  na moral….

 

Leia agora, o Código de Ética do Instituto Federal do Maranhão.

Fim do conteúdo da página