Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes é realizado em São Luís

Colégio de Dirigentes é realizado em São Luís

Durante o encontro, foram divulgados os eventos estudantis que serão realizados ao longo do semestre.
  • Maycon Rangel
  • publicado 16/07/2019 12h40
  • última modificação 16/07/2019 12h40

No dia 08 de julho, o reitor, pró-reitores e diretores-gerais do IFMA se reuniram na 94ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), realizada no Auditório da Reitoria, em São Luís. Na reunião, foram discutidas as seguintes pautas: Eventos estudantis do segundo semestre; Decreto nº 9.725/2019; e Estratégias para melhoria da avaliação de cursos superiores do IFMA. Houve também a Reunião de Avaliação da Estratégia – RAE 2º Ciclo / Exercício 2018, ação do Planejamento Estratégico 2016-2020.

O reitor e presidente do Coldir, Roberto Brandão, constituiu um grupo de trabalho (GT) que fará uma proposta de distribuição das funções de coordenação de curso (FCCs) para os cursos técnicos. Diferentemente dos cursos superiores, no nível técnico não há FCC para todos os cursos; a distribuição se dá por eixo tecnológico. O grupo será composto pelos seguintes diretores: Cláudio Leão (São Luís – Monte Castelo), Davina Chaves (Zé Doca), Jackellyne Dutra (Timon), Marinete Lobo (Barra do Corda), Wady Lima (Codó) e João da Paixão (Caxias), que vai presidir o GT.

Confira as pautas discutidas pelos dirigentes:

Eventos estudantis

Durante a reunião, os gestores debateram o cenário de restrições orçamentárias, que impacta diretamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e também nas despesas correntes, conhecidas como custeio, a exemplo de contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.

Apesar das dificuldades, foi reiterada na reunião a necessidade de realizar um esforço institucional para a realização dos eventos estudantis do segundo semestre. “Esses eventos têm uma importância fundamental para o aprendizado e a integração dos nossos estudantes. Por essa razão, precisamos unir forças e garantir que eles sejam realizados”, destacou o reitor Roberto Brandão. Dessa forma, o colegiado definiu a data e o local dos Jogos dos Estudantes do IFMA (JIFMA): de 18 a 22 de setembro, no Campus Imperatriz, para um público de 550 alunos participantes. Além da competição esportiva, vão acontecer ainda ao longo desse semestre o Fórum de Estudantes do Ensino Superior do IFMA; o III Encontro de Arte do IFMA (Enarte); e a quinta edição do Universo IFMA, o maior evento institucional de tecnologia e inovação.

Extinção de cargos em comissão e funções de confiança

A diretora de Gestão de Pessoas, Valéria Martins, apresentou aos gestores o Decreto nº 9.725, de 12 de março de 2019, que extingue cargos em comissão e funções de confiança e limita a ocupação, a concessão ou a utilização de gratificações. De acordo com o decreto, as funções gratificadas (FG) de 4 a 9 dos campi da pré-expansão (Codó, Imperatriz, São Luís – Maracanã e São Luís – Monte Castelo) serão extintas a partir do dia 31 de julho de 2019.

Estratégias para melhoria da avaliação de cursos superiores

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Clarisse Medeiros, e a chefe do Departamento de Pesquisa Institucional, Fabíola Tavares, apresentaram os resultados do processo de recredenciamento da Educação a distância, no qual o IFMA recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. No processo, foram avaliados os mesmos eixos do recredenciamento de cursos presenciais: 1) Planejamento e avaliação institucional; 2) Desenvolvimento institucional; 3) Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; e Infraestrutura. O recredenciamento de instituições de educação superior (IES) consiste num ato legal, baseado em processo de avaliação da instituição, o qual não só confirma ou nega a sua competência para oferecer cursos em nível superior, mas, inclusive, reafirma ou altera a categoria em que o estabelecimento se enquadra.

A equipe destacou os conceitos obtidos pelo IFMA em cada eixo e apontou estratégias que podem ser adotadas para melhorar ainda mais o conceito da instituição.

Reunião de Avaliação da Estratégia

Em mais uma etapa do Planejamento Estratégico, os dirigentes participaram da Reunião de Avaliação da Estratégia – RAE 2º Ciclo referente ao ano de 2018. Na reunião, conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, e pelo consultor Marcus Flávio Lenza, da Steinbeis-SIBE do Brasil, foram avaliados os impactos dos Projetos Estratégicos no alcance dos 18 objetivos estratégicos institucionais, que buscam melhorar a atuação do IFMA e estão contidos no Mapa Estratégico do instituto. Além disso, os gestores também apontaram a necessidade de melhoria em alguns indicadores e reviram os percentuais estabelecidos em algumas metas.