Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA oferta 84 vagas para graduados e transferidos em cursos EaD
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA oferta 84 vagas para graduados e transferidos em cursos EaD

Inscrições seguem até 24 de julho. Vagas são para os cursos de Formação Pedagógica e Pedagogia, nos Polos Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Timbiras, São Luís e Viana.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 16/07/2019 16h15
  • última modificação 17/07/2019 16h14
Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para o seletivo de transferências interna e externa e para a admissão de alunos graduados para ingresso no segundo semestre de 2019 em cursos a distância. Ao todo, são ofertadas 84 vagas, distribuídas em 6 Polos de Apoio Presencial. Para o curso de licenciatura em Pedagogia, estão sendo ofertadas 41 vagas, sendo 10 para Caxias, 06 para Imperatriz, 12 para São Luís e 13 para Timbiras. Já o curso de Formação Pedagógica oferta 43 vagas, sendo 07 para Barra do Corda, 12 para Caxias, 16 para Imperatriz e 08 para Viana. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 24 de julho, pela internet.

Podem concorrer às vagas de graduados os candidatos que possuem diploma de  curso superior registrado pelo órgão competente. Além disso, deve haver afinidade entre o curso no qual é graduado e o curso pretendido. Já para as vagas de transferência externa, o interessado deve estar regularmente matriculado ou estar com matrícula trancada em outra Instituição de Ensino Superior. Ele deve estar cursando a partir do segundo período e não pode estar no último ano letivo do curso. As vagas para transferência interna devem ser ocupadas por alunos do IFMA que desejam mudar de curso, desde que haja relação entre as disciplinas do curso no qual ele está matriculado e aquele no qual ele pretende estudar.

Conforme Edital Nº 188/2019, podem concorrer às vagas candidatos com formação em bacharelado ou tecnólogo, ou cursando graduação em Formação Pedagógica. Em relação à Pedagogia, o Edital 189/2019 considera áreas afins curso superior em Antropologia, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Teologia e áreas afins.

A seleção

A classificação dos inscritos será feita a partir da média global obtida pelo aluno em todo curso (para graduados) ou ao longo do curso (para transferidos). A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 25 de julho. Os candidatos classificados realizarão suas matrículas de 29 de julho a 02 de agosto, em horário de atendimento do Departamento de Registros e Controles Acadêmicos (DRCA) do Campus Caxias ou no Polo de Apoio Presencial para o qual pleiteia vaga.

Clique aqui para acessar o edital e realizar inscrição para Formação Pedagógica

Clique aqui para acessar o edital e realizar inscrição para Pedagogia

Sobre os cursos

Os cursos estão sendo ofertados pelo Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia (Certec), em sete Polos de Apoio Presencial: Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, São Luís, Timbiras e Viana.

O curso de Pedagogia é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio e tem duração de 04 anos. O objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que ainda não possuem graduação plena no magistério superior, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Já o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é destinado a candidatos que concluíram o curso superior em bacharel ou tecnólogo. Com duração de 02 anos, o objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores das Redes Federal, Estadual e Municipal de educação básica que possuem graduação plena, porém não são Licenciados, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Para saber mais detalhes sobre os cursos, acesse a página do programa UAB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página