Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMA apresentam demandas à Fapema

Pesquisadores do IFMA apresentam demandas à Fapema

As contribuições da comunidade científica serão avaliadas pela diretoria com a possibilidade de implementação no plano de trabalho do próximo ano.
  • Cláudio Moraes
  • publicado 09/08/2019 17h30
  • última modificação 09/08/2019 17h51

Pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram, na manhã desta sexta-feira (9), de encontro com a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), no auditório Florise Pérola, no Campus Monte Castelo, em São Luís.

A iniciativa da Fapema teve o propósito de ouvir a comunidade científica em seus anseios e questionamentos, as suas ideias e proposições, para o aperfeiçoamento das ações institucionais.

“A ideia é prestar contas, apresentar os editais lançados e abordar o plano de trabalho previsto para execução até o final do ano”, sintetizou o diretor presidente da Fapema, André Santos, que é professor do quadro efetivo do IFMA. “Mas o foco principal, mesmo, é ouvir as demandas da comunidade científica”, ressaltou.

De acordo com Agenor Almeida Filho, diretor-executivo do IFMA, no exercício da reitoria, “o professor André acertou ao sair do gabinete e ter contato direto com os pesquisadores”. Para Daniel Gomes Jr, chefe do Departamento de Inovação da instituição, no exercício da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, trata-se de “uma iniciativa muito saudável e inteligente”. Segundo ele, o diálogo deve possibilitar que o IFMA conquiste resultados positivos nos editais do próximo ano.

O evento com os pesquisadores foi prestigiado, ainda, pela diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Déa Nunes Fernandes, representando o diretor geral do campus, Cláudio Leão Torres; pelo pró-reitor de Administração, Washington Conceição, e pela diretora do Centro de Referência Tecnológica, Simone Santos.

Pela Fapema, participaram, também, o diretor financeiro Maurício Brandão, a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas Kiany Sirley Cavalcante (professora do Departamento de Química do campus) e o representante da Diretoria Científica João Bottentuit Jr.

Esse foi o terceiro encontro promovido pela Fapema na semana. Na quarta-feira, 7, o diálogo aconteceu com coordenadores de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Cidade Universitária Dom Delgado. E, na tarde de quinta-feira, dia 8, a reunião ocorreu com pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus Paulo VI.

Avaliação

“Os encontros foram muito positivos”, ressaltou André Santos. “Foram apresentadas muitas ideias”, informou. “Vamos fazer uma reunião da diretoria e elaborar um planejamento para atender esses pleitos”, prosseguiu.

“O IFMA tem um grande contingente de bolsas de pesquisa, de fábrica de jogos, inovação e outras ações”, disse Daniel Gomes Jr. “Mas queremos que mais bolsas da Fapema sejam disponibilizadas”, concluiu.