Página Inicial > Notícias > Campus Grajaú realiza posse do Conselho Diretor

Campus Grajaú realiza posse do Conselho Diretor

Solenidade teve a presença do Reitor do IFMA , lideranças locais, estudantes e servidores.
  • publicado 14/08/2019 17h51
  • última modificação 14/08/2019 17h51

Conselho Diretor do Campus Grajaú foi instalado em solenidade com o Reitor do IFMA.

Foi realizada na terça-feira, último dia 06 de agosto, a solenidade de posse de conselheiros do Conselho Diretor do Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Em ato presidido pelo Diretor-geral da unidade e Presidente do Condir, professor Francisco Alberto Filho, foram empossados membros titulares e suplentes para um mandato de dois anos. A cerimônia teve a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, do Prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, vereadores, servidores e estudantes.

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos

O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Conselho é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Vanessa da Silva Dias é Conselheira do segmento estudantil.

Representantes do segmento discente a jovem Vanessa da Silva foi empossada como membro titular do Conselho. “Espero contribuir da melhor forma possível, com responsabilidade e comprometimento. Não posso esquecer que minha função neste conselho é sempre apresentar as demandas dos estudantes para o melhor desenvolvimento da nossa instituição”.

Diretor-geral do Campus Grajaú, professor Alberto Filho, cita que o Condir é uma instância de apoio da gestão.

Presidente do Condir, o professor Alberto Filho cita que a implantação da instância do Condir trará mais oportunidades diálogo de assuntos que têm efeito no cotidiano de estudantes e servidores. “ A organização é um dos princípios do desenvolvimento. É assim que é observo o Condir, que está previsto no regimento dos campi, um espaço para discussão, deliberação, e sobretudo de representação democrática. É neste órgão que iremos discutir assuntos como o planejamento orçamentário, metas, as ações de extensão, de ensino, entre tantas outras”.

Roberto Brandão falou sobre importância dos Conselhos e do atual cenário orçamentário das Instituições Federais de Ensino

Sobre a atuação dos Conselhos, o Reitor do IFMA destaca que os órgãos irão contribuir e dar celeridade em temas que antes necessitavam de encaminhamento ao Conselho Superior (Consup). “O Condir é um ato, uma ferramenta democrática e de descentralização de atribuições aos campi e seus conselheiros. Através dos seus Conselhos, os campi poderão deliberar sobre assuntos de natureza acadêmica, disciplinar e financeira, por exemplo, ficando ao Consup as ações e atos que são sistêmicos e têm reflexo em outras unidades do IFMA”.

Roberto Brandão também falou sobre os impactos do contingenciamento do orçamento da União nos Institutos e Universidades Federais. “No IFMA temos mais de 40 mil estudantes. Vejam que esse número, se olharmos para toda Rede Federal, é de mais de 1 milhão matriculas. Temos uma pauta longa pra discutir com o governo e esperamos que, de forma democrática, esse diálogo seja aberto e possibilite que as instituições recebam o percentual dos seus orçamentos que foi bloqueado. É condição para que possamos honrar com o pagamento de serviços básicos como água, energia, vigilância, internet e servidores terceirizados”, explicou o Reitor.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Grajaú

PRESIDENTE MEMBRO