Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Grajaú realiza posse do Conselho Diretor
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Grajaú realiza posse do Conselho Diretor

Solenidade teve a presença do Reitor do IFMA , lideranças locais, estudantes e servidores.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/08/2019 17h51
  • última modificação 14/08/2019 17h51

Imprimir

Conselho Diretor do Campus Grajaú foi instalado em solenidade com o Reitor do IFMA.

Foi realizada na terça-feira, último dia 06 de agosto, a solenidade de posse de conselheiros do Conselho Diretor do Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Em ato presidido pelo Diretor-geral da unidade e Presidente do Condir, professor Francisco Alberto Filho, foram empossados membros titulares e suplentes para um mandato de dois anos. A cerimônia teve a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, do Prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, vereadores, servidores e estudantes.

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos

O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Conselho é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Vanessa da Silva Dias é Conselheira do segmento estudantil.

Representantes do segmento discente a jovem Vanessa da Silva foi empossada como membro titular do Conselho. “Espero contribuir da melhor forma possível, com responsabilidade e comprometimento. Não posso esquecer que minha função neste conselho é sempre apresentar as demandas dos estudantes para o melhor desenvolvimento da nossa instituição”.

Diretor-geral do Campus Grajaú, professor Alberto Filho, cita que o Condir é uma instância de apoio da gestão.

Presidente do Condir, o professor Alberto Filho cita que a implantação da instância do Condir trará mais oportunidades diálogo de assuntos que têm efeito no cotidiano de estudantes e servidores. “ A organização é um dos princípios do desenvolvimento. É assim que é observo o Condir, que está previsto no regimento dos campi, um espaço para discussão, deliberação, e sobretudo de representação democrática. É neste órgão que iremos discutir assuntos como o planejamento orçamentário, metas, as ações de extensão, de ensino, entre tantas outras”.

Roberto Brandão falou sobre importância dos Conselhos e do atual cenário orçamentário das Instituições Federais de Ensino

Sobre a atuação dos Conselhos, o Reitor do IFMA destaca que os órgãos irão contribuir e dar celeridade em temas que antes necessitavam de encaminhamento ao Conselho Superior (Consup). “O Condir é um ato, uma ferramenta democrática e de descentralização de atribuições aos campi e seus conselheiros. Através dos seus Conselhos, os campi poderão deliberar sobre assuntos de natureza acadêmica, disciplinar e financeira, por exemplo, ficando ao Consup as ações e atos que são sistêmicos e têm reflexo em outras unidades do IFMA”.

Roberto Brandão também falou sobre os impactos do contingenciamento do orçamento da União nos Institutos e Universidades Federais. “No IFMA temos mais de 40 mil estudantes. Vejam que esse número, se olharmos para toda Rede Federal, é de mais de 1 milhão matriculas. Temos uma pauta longa pra discutir com o governo e esperamos que, de forma democrática, esse diálogo seja aberto e possibilite que as instituições recebam o percentual dos seus orçamentos que foi bloqueado. É condição para que possamos honrar com o pagamento de serviços básicos como água, energia, vigilância, internet e servidores terceirizados”, explicou o Reitor.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Grajaú

 

 

PRESIDENTE MEMBRO
Franscico Alberto Gonçalves Filho NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
Snaylla Natyelle de Oliveira Almendra NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
José de Ribamar Viana NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
Vanderson Barbosa Lima TITULAR
Hamilton de Arruda Souza TITULAR
Maria Simone Martins Castro SUPLENTE
Nieysila Simara Silva Castro Borges SUPLENTE
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
Charles dos Santos TITULAR
Mara Regina de Sousa Matos TITULAR
Valber Pereira de Sousa Filho SUPLENTE
Roseana Penha de Sa Ramos SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
Vanessa da Silva Dias TITULAR
Jonath Emanuel Viana Taveira TITULAR
Bruno Silva de Oliveira SUPLENTE
Carlos Daniel da Silva Ferreira SUPLENTE
SEGMENTO EGRESSO MEMBRO
Rosalvo Patrício de Alencar TITULAR
Elizeu Lima da Conceição SUPLENTE
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
Uvandson Silva Saboia TITULAR
Vanusa Sousa Chaves SUPLENTE
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
Edivaldo Pereira da Silva TITULAR
Clesionar Martins Viana SUPLENTE
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
Widglan Barbosa de Sousa Nunes TITULAR
Daniel Lima Gomes Junior SUPLENTE

 

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página