Página Inicial > Notícias > CFS realiza curso sobre gestão de contratos

CFS realiza curso sobre gestão de contratos

Atividade do projeto estratégico envolveu servidores dos campi e da Reitoria para tratar de tema crucial na administração pública
  • publicado 14/08/2019 11h59
  • última modificação 14/08/2019 11h59

José Evangelista Pereira, do Departamento de Licitações, Contratos e Patrimônio, projeta definições.

Servidores do IFMA que lidam diretamente com procedimentos administrativos no âmbito da Reitoria e dos campi participaram nos dias 8 e 9 (quinta e sexta-feira) do curso “Gestão, Fiscalização e Ética nos Contratos Administrativos”, oferecido pelo projeto estratégico Centro de Formação de Servidores (CFS).

A iniciativa teve como instrutores profissionais do quadro funcional da Pró-reitoria de Administração (PROAD), ambos em cargos de chefia: José Evangelista Silva Pereira, do Departamento de Licitações, Contratos e Patrimônio (DLCP); e Juariedson Lobato Belo, do Departamento de Orçamento e Finanças (DEOF).

“O tema é muito relevante, porque permite aos nossos servidores acesso às informações sobre gestão de contratos. Uma vez que estão na linha de execução, aprimoram-se em relação às normativas e legislações para conduzirem melhor os trabalhos”, pontuou o pró-reitor de Administração, Washington Conceição. Segundo ele, servidores do Departamento de Contrato e Administração, juntamente com o Departamento de Orçamento e Finanças esclareceram normas, legislação vigente, portarias e instruções normativas para condução dos trabalhos de forma ética.

Ao referir-se às ações de parcerias, agradeceu à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional que, por meio do Centro de Formação de Servidores, promoveu o curso no intuito de que os objetivos sejam alcançados. Para ressaltar o esforço do setor com a qualificação de pessoal, o pró-reitor mencionou outra formação oferecida na mesma semana a servidores, também no contexto do CFS, que abordou o regime diferenciado de contratação (RDC)

“A intenção é favorecer a administração pública de modo a melhorar a fiscalização, diante dos desafios das mudanças de legislação”, complementa o diretor de Administração, Widglan Nunes.

Segundo Rafael Ciarlini, diretor de Planejamento e Gestão do Campus Araioses, a fiscalização de contratos é um meio para se atingir um fim, que é o interesse público de um serviço com qualidade. “É necessário eficiência e o acompanhamento das cláusulas contratuais, de modo a observar se estão sendo cumpridas”, comenta Ciarlini, acrescentando que o curso proporciona satisfação ao público-alvo, formado por servidores, alunos, comunidade externa e terceirizados. “Nós temos a qualidade dos serviços e a confiança administrativa pública que trabalha para cumprimento da missão institucional”.