Página Inicial > Notícias > Ginásio de Esportes do Monte Castelo volta a sediar os JEMs

Ginásio de Esportes do Monte Castelo volta a sediar os JEMs

Após reformas, o espaço poliesportivo é usado também para os treinos da seleção feminina de basquete.
  • publicado 15/08/2019 13h02
  • última modificação 15/08/2019 13h02

Ginásio recebe os treinos da equipe maranhense de basquete feminino.

Depois da conquista histórica da medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos 2019, realizado em Lima, no Peru, as jogadoras do Sampaio Corrêa Basquete quicaram a bola na quadra do Ginásio de Esportes Professor Ronald de Carvalho do Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo. O treino para enfrentar o Vera Cruz de Campinas, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, graças a uma parceria do campus com a Federação Maranhense de Basquete.

Segundo o diretor-geral, professor Cláudio Leão, o espaço estava interditado há cinco anos para reformas das arquibancadas, pintura, telhado, reestruturação de vestiários, hall, área de atletas, imprensa, ampliação de espaços para mesas de tênis e instalação de piso profissional confeccionado com polipropileno (PP) – material de elevada resistência mecânica.

Diante da restauração, lembra que há vinte anos a quadra não sediava os Jogos Escolares Maranhenses. “Com a interdição do Ginásio Castelinho, retomamos também a parceria com o Governo do Estado, disponibilizando a estrutura de quadra para as competições de voleibol e basquete nos dias 16, 17 e 18 de agosto”, diz o diretor, reforçando a importância de integração da escola com alunos de outros municípios.

Washington Luís Silva, diretor de Infraestrutura do Campus Monte Castelo recorda que as movimentações na quadra se iniciaram em fevereiro deste ano, favorecendo as aulas dos professores de Educação Física que precisavam do ambiente para os treinos dos alunos.

Claudelino Martins (primeiro da dir. para a esq.) prepara-se para os JIFMA 2019

O estudante de Mecânica Claudelino Martins conta que exercita-se no Ginásio desde esta época. Ao detalhar a nova infraestrutura, reforça que o novo piso facilita o saltar da bola, bem como a movimentação do atleta, visto que é antiderrapante. Nos treinos, ele prepara-se para disputar os Jogos Estudantis do IFMA (VI JIFMA), que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro em Imperatriz.