Página Inicial > Notícias > Instalado Conselho de Campus em Viana

Instalado Conselho de Campus em Viana

• publicado 16/08/2019 09h40
  • última modificação 16/08/2019 09h42

Conselheiros do Campus Viana foram empossados para um mandato de dois anos.

Membros titulares e suplentes do Conselho Diretor do Campus (Condir) Viana do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tomara posse na quinta-feira, último dia 08.08, em cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade. O evento, que marcou a instalação oficial do Conselho, foi presidido pelo Presidente do colegiado e Diretor-geral da unidade do IFMA, professor Fábio Lustosa. O Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, a Vice-prefeita, Lucimar Gonçalves, vereadores, servidores e estudantes prestigiaram o ato.

Acesse aqui a Galeria de Fotos

O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos acadêmicos, administrativos, financeiros, patrimoniais e disciplinares. Instituído em dezembro de 2018 pelo Conselho Superior do IFMA (Consup), o Conselho é a Instância máxima no âmbito dos campi do IFMA.

Professor Valdir Mariano é integrante do segmento Reitoria.

Um dos empossados na data é o professor Valdir Mariano, do segmento Reitoria. Ele, que atualmente exerce também a função de Corregedor do IFMA falou sobre compromisso nas atividades institucionais. “Tenho um carinho muito especial pela cidade e por esta região. Foi a primeira cidade que conheci ao chegar ao Maranhão. Aos conselheiros, digo que é preciso aceitar essa missão com alegria e é também uma grande responsabilidade”

Fábio Lustosa assumiu projeto de Implantação do Campus Viana em 2013.

As atividades do Conselho serão presididas pelo Diretor-geral do Campus Viana, Fábio Lustosa. O gestor avalia que o Conselho será um instrumento de apoio e destaca as conquistas da unidade. “Já estamos há quase seis anos em Viana. Tem sido um grande desafio implantar o Campus Viana nessa expansão da fase três. Em tão pouco tempo já conseguimos ofertar dez cursos técnicos, com algumas turmas já formadas, isso nos é motivo de muito orgulho. Agora vamos ter o suporte do Conselho Diretor para discutir o planejamento do Campus”.

Reitor observa que conselheiros devem atuar pautados pelo compromisso com o desenvolvimento da instituição.

Ao parabenizar os conselheiros, o Reitor Roberto Brandão cita que a atuação do órgão deve ser pautada pelo compromisso social e com a boa aplicação dos recursos. “É muito importante a atuação do conselheiro. Devem ter sempre um olhar voltado às atividades da escola, se questionando o que é melhor para a instituição e como deve ser essa atuação do Instituto. Este Conselho tratará de assuntos como novas vagas, novos eixos, cursos e o planejamento de aplicação do orçamento”.

Roberto Brandão destacou que a instalação dos Conselhos é um ato de fortalecimento dos campi. “As 29 unidades do IFMA vão possuir seus Conselhos Diretores. É um compromisso institucional implantar esse espaço que assegura a participação de todos os segmentos no processo de decisão sobre os rumos da instituição”, afirmou.

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Viana

PRESIDENTE MEMBRO