Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Curso para servidores do Campus Maracanã destaca importância da gestão do tempo
Início do conteúdo da página Notícias

Curso para servidores do Campus Maracanã destaca importância da gestão do tempo

  • Romulo Gomes
  • publicado 19/08/2019 12h51
  • última modificação 19/08/2019 15h20
Imprimir

Você tem dificuldade de organizar seus compromissos e de aproveitar melhor seu tempo de trabalho? Então, algumas ferramentas digitais podem ajudar você a aprimorar o planejamento de suas tarefas. Foi o que demostrou o assistente em administração Luciano Leite, no curso “Gestão do tempo e uso da ferramenta Google Agenda”, oferecido a servidores do IFMA – Campus São Luís Maracanã, na última quinta-feira (15).

A Google Agenda pode ser acessada no próprio e-mail institucional, com possibilidade de envio de convites a colegas de trabalho para reuniões e eventos. O dispositivo também permite criar alarmes e notificações, o que ajuda a controlar prazos. “Percebi, ao longo da minha vivência aqui no IFMA, que o uso da ferramenta Google Agenda, aliado a uma gestão adequada do tempo, possibilita o desenvolvimento do trabalho de forma mais eficiente e organizada”, comentou Luciano.

Somente a ferramenta digital não basta. É importante, segundo o assistente em administração, que os profissionais adotem métodos para melhor gerenciamento das tarefas do dia a dia. No curso, ele deu dicas de como delegar funções, priorizar trabalhos, fugir da procrastinação, evitar o estresse e fazer pausas. “Esses tópicos de gestão do tempo podem aperfeiçoar a execução das tarefas do dia a dia, que não são poucas”, destacou.

Troca de experiências

A servidora Josefa Cristina estava entre os 24 profissionais que participaram da formação. Ela confessou ser um pouco desorganizada e, por isso, decidiu se inscrever o curso. “Como temos muitas coisas para fazer, nem sempre conseguimos nos organizar para anotar tudo no caderno, no papel. Essa ferramenta utiliza o que a gente sempre tem nas mãos, que é o celular. Ele dá avisos, pode programar. É bom para uma pessoa como eu, que sempre tenho que anotar tudo”, disse.

Para a diretora-geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, que também fez o curso, a partilha de conhecimentos entre os servidores deve ser mais estimulada. “Luciano começou a treinar e a estudar como trabalhar com agenda quando ele era chefe de gabinete. Agora, ele já está com bastante expertise nisso. Ele se propôs a ajudar outros servidores a usar essa ferramenta. Nem sempre a gente tem que gastar recursos orçamentários, mandando as pessoas para fazer treinamentos básicos, quando se pode fazer aqui mesmo”, enfatizou.

Qualquer servidores do IFMA pode fazer o cadastro como instrutor interno do Centro de Formação de Servidores (CFS) e, a partir desse registro, propor formações e capacitações.

Fim do conteúdo da página