Página Inicial > Notícias > IFMA e Secretaria Estadual de Saúde discutem parceria para atendimento de estudantes

Objetivo é capacitar educadores para a notificação dos casos e garantir o atendimento dos estudantes em unidades públicas de saúde.
  • publicado 19/08/2019 11h24
  • última modificação 21/08/2019 16h07

Representantes do IFMA e da rede pública de saúde discutem notificação de casos de automutilação entre alunos

Representantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) se reuniram com profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para tratar da notificação de casos de violência autoprovocada entre alunos da instituição. O encontro ocorreu no dia 7 deste mês, na Reitoria, e faz parte de um plano para capacitar equipes do IFMA para o preenchimento da ficha de notificação de casos de automutilação e tentativas de suicídio e para garantir o encaminhamento dos estudantes a unidades públicas de atendimento de saúde mental.

Durante a reunião, a diretora de Assuntos Estudantis (DAE) da instituição, Dayse Araújo, destacou a preocupação do IFMA é ter servidores capacitados a identificar os casos de violência autoprovocada. “O que fazer com esse estudante é nossa maior preocupação”, explicou.

Segundo Dayse Araújo, que é assistente social, o IFMA procurou as secretarias de saúde para garantir que os alunos recebam tratamento especializado. “Muitos de nossos alunos são de famílias de vulnerabilidade diversa, com carência, sem condições de pagar psiquiatra, psicólogo. Não adianta fazer apenas atendimento paliativo, é preciso acompanhamento para voltar a ter saúde mental”, disse.