Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA abre seleção de alunos de Ensino Médio para intercâmbio de curta duração no Japão
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA abre seleção de alunos de Ensino Médio para intercâmbio de curta duração no Japão

A inscrição poderá ser feita até o dia 23 de agosto, enviando a documentação exigida para o e-mail da DIRI.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/08/2019 16h39
  • última modificação 20/08/2019 18h08

Imprimir
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu edital para pré-seleção ao Programa “Sakura Science High School”, da Agência de Ciência e tecnologia do Japão em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de agosto, enviando a documentação exigida em edital interno para o e-mail da Diretoria de Relações Internacionais do IFMA: [email protected].

Podem se candidatar estudantes matriculados nos cursos técnicos dos eixos tecnológicos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial (veja a lista no fim da notícia). O aluno selecionado irá concorrer a uma das dez vagas ofertadas pelo edital do Conif – duas para cada região do país – para o intercâmbio de sete dias na área de ciência e tecnologia avançada. A programação inclui visitas a centros de pesquisa e universidades japonesas, aulas com ganhadores do Prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem e outras atividades com outros alunos de ensino médio do Japão e demais países participantes.

Entre os critérios de classificação estão a participação em projetos de pesquisa aplicada, extensão tecnológica e eventos técnico-científicos, além da proficiência em língua inglesa. O resultado preliminar da chamada interna do IFMA deverá ser divulgado no dia 28 de agosto. Já o resultado preliminar da seleção do Conif deverá sair no dia 13 de setembro. O Programa Sakura será realizado de 24 a 29 de novembro.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão providenciará aos selecionados os bilhetes aéreos internacionais (a partir de Guarulhos), acomodação, alimentação, transporte terrestre, seguro-viagem e visto japonês. Já o Conif vai arcar com os custos das passagens aéreas para trechos nacionais. Se o representante do IFMA for selecionado, o Instituto providenciará os valores para emissão do passaporte e da viagem para entrevista no consulado japonês para emissão de visto.

Acesse o edital interno PROEXT/IFMA nº03/2019

Acesse o edital Conif/AI nº01/2019

Baixe o formulário de inscrição e outros anexos aqui

 

Poderão se inscrever os alunos matriculados nos cursos:

Controle e processos industriais

Automação industrial

Eletromecânica

Eletrônica

Eletrotécnica

Eletroeletrônica

Mecânica

Informação e Comunicação

Desenvolvimento de Sistemas

Informática

Informática para Internet

Manutenção e Suporte em Informática

Redes de Computadores

Infraestrutura

Edificações

Geoprocessamento

Produção Industrial

Química

Análises Químicas

Petróleo e Gás

Vestuário

Biocombustíveis

registrado em:
Fim do conteúdo da página