Página Inicial > Notícias > IFMA abre seleção de alunos de Ensino Médio para intercâmbio de curta duração no Japão

A inscrição poderá ser feita até o dia 23 de agosto, enviando a documentação exigida para o e-mail da DIRI.
  • publicado 20/08/2019 16h39
  • última modificação 20/08/2019 18h08

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu edital para pré-seleção ao Programa “Sakura Science High School”, da Agência de Ciência e tecnologia do Japão em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de agosto, enviando a documentação exigida em edital interno para o e-mail da Diretoria de Relações Internacionais do IFMA: [email protected].

Podem se candidatar estudantes matriculados nos cursos técnicos dos eixos tecnológicos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial (veja a lista no fim da notícia). O aluno selecionado irá concorrer a uma das dez vagas ofertadas pelo edital do Conif – duas para cada região do país – para o intercâmbio de sete dias na área de ciência e tecnologia avançada. A programação inclui visitas a centros de pesquisa e universidades japonesas, aulas com ganhadores do Prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem e outras atividades com outros alunos de ensino médio do Japão e demais países participantes.

Entre os critérios de classificação estão a participação em projetos de pesquisa aplicada, extensão tecnológica e eventos técnico-científicos, além da proficiência em língua inglesa. O resultado preliminar da chamada interna do IFMA deverá ser divulgado no dia 28 de agosto. Já o resultado preliminar da seleção do Conif deverá sair no dia 13 de setembro. O Programa Sakura será realizado de 24 a 29 de novembro.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão providenciará aos selecionados os bilhetes aéreos internacionais (a partir de Guarulhos), acomodação, alimentação, transporte terrestre, seguro-viagem e visto japonês. Já o Conif vai arcar com os custos das passagens aéreas para trechos nacionais. Se o representante do IFMA for selecionado, o Instituto providenciará os valores para emissão do passaporte e da viagem para entrevista no consulado japonês para emissão de visto.

Acesse o edital interno PROEXT/IFMA nº03/2019

Acesse o edital Conif/AI nº01/2019

Baixe o formulário de inscrição e outros anexos aqui

Poderão se inscrever os alunos matriculados nos cursos:

Controle e processos industriais

Automação industrial