Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do Campus Alcântara são empossados

Membros do Conselho Diretor do Campus Alcântara são empossados

Conselheiros titulares e suplentes tomaram posse no dia 19 para mandato de dois anos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 21/08/2019 14h46
  • última modificação 21/08/2019 14h46

(Da esq. à dir.) Ramilton Pereira, Sargento Leitão, Roberto Brandão, Edalton Reis, Edson de Jesus e Abgail Coelho

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara realizou, na segunda-feira (19), a cerimônia de posse do seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Edalton Reis, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão e do vice-prefeito de Alcântara, Sargento Leitão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima n o campus. Seus membros terão mandato de dois anos.

O presidente do Condir e diretor geral do Campus Alcântara, Edalton Reis, ressaltou que a posse da primeira formação do Conselho representa um momento histórico para o campus e que a atuação dos conselheiros vai contribuir ainda mais para o trabalho que o IFMA desenvolve na comunidade. “Estamos aqui em Alcântara para desenvolver um projeto de educação pública de qualidade. E agora o Condir vem se somar a esse projeto. As decisões não serão mais do diretor geral, mas do Conselho Diretor. Que possamos assumir a responsabilidade de discutir e decidir da melhor forma para o nosso campus”.

O reitor Roberto Brandão apontou que a criação dos Conselhos Diretores nos campi é uma forma de democratizar a gestão do IFMA, possibilitando debater junto aos diferentes segmentos os rumos da instituição. “Em tempos de ataques às instituições federais de ensino, estamos defendendo a importância da educação pública e da democracia. O Condir terá o papel de discutir e deliberar sobre as questões do Campus Alcântara. O IFMA transforma vidas e comunidades por meio da educação. Não podemos aceitar que esse projeto retroceda!”.

O vice-prefeito de Alcântara, Sargento Leitão, destacou que a criação do Condir vai possibilitar ouvir os anseios da comunidade, sobretudo na oferta de eixos tecnológicos e cursos. “Parabéns a todos os membros do Conselho. Que vocês tenham muito êxito nesse trabalho”.

A mesa diretora foi composta também pelo diretor de Administração e Planejamento do campus, Edson Cláudio de Jesus; pela presidente do Grêmio Estudantil, Abgail Pereira Coelho; e pelo proprietário do Restaurante Casarão e representante do segmento sociedade civil, Ramilton Lemos Pereira.

Composição

O Condir do Campus Alcântara será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE         MEMBRO
Humberto Arruda Guimarães TITULAR
Celso Luís Ferreira de Azevedo SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.