Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor toma posse no Campus Pinheiro

Conselho Diretor toma posse no Campus Pinheiro

Cerimônia foi realizada no Auditório do campus, na terça-feira (20).
  • Maycon Rangel
  • publicado 22/08/2019 11h58
  • última modificação 22/08/2019 11h58

(Da esq. à dir.) Ilton Carlos, Vandeberg Araújo, Roberto Brandão, César Henrique e Gustavo Ramos

Na terça-feira (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pinheiro realizou a cerimônia de posse do seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Vandeberg Araújo, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos.

O presidente do Condir e diretor geral do Campus Pinheiro, apontou que a instalação do Conselho Diretor vai possibilitar a tomada de decisões de forma democrática e participativa, ampliando o diálogo do campus com a comunidade de Pinheiro e da Baixada Maranhense. “O Condir é uma forma de fazer com que as vozes do campus tenham mais representatividade, que possamos discutir coletivamente os caminhos que serão percorridos”.

O reitor Roberto Brandão destacou também o caráter democrático do conselho, que passa a ter uma função ainda mais relevante num cenário de ameaças à educação pública e à democracia. “O dia de hoje é marcante para o Campus Pinheiro, com a posse dos primeiros conselheiros do Condir. Estamos instituindo um instrumento de gestão democrática, pois é necessário saber ouvir para tomar boas decisões!”, disse, além de defender o papel dos Institutos e Universidades Federais para o desenvolvimento do país.

A mesa diretora foi composta também pelo professor César Henrique Lima, representante do segmento docente; pelo ex-aluno Ilton Carlos Pacheco, representante do segmento egressos; e pelo presidente do Grêmio Estudantil “Todos pela Educação”, Gustavo Ramos.

Composição

O Condir do Campus Pinheiro será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE         MEMBRO
Alessandra Bezerra de Melo TITULAR
Maycon Rangel Abreu Ferreira SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.