Página Inicial > Notícias > IFMA realiza I Encontro das Comissões Próprias de Avaliação

IFMA realiza I Encontro das Comissões Próprias de Avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi um dos assuntos apresentados.
  • publicado 23/08/2019 12h55
  • última modificação 23/08/2019 13h01

A presidente da Comissão Central, Laurinda Siqueira, inicia o treinamento das comissões locais.

Membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) locais do Instituto Federal do Maranhão reuniram-se durante todo o dia desta quinta-feira, 22, no intuito de conhecerem os resultados do Relatório de Autoavaliação Institucional 2018 e a minuta do novo Regimento das CPAs. Na mesma ocasião, participaram de treinamentos sobre Autoavaliação institucional, Gestão das CPAs e Uso do módulo de Avaliação Integrada no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O encontro – realizado na sala do Centro de Formação de Servidores (CFS), localizado na Reitoria do IFMA, em São Luís, envolveu integrantes dos campi Buriticupu, Barra do Corda, Barreirinhas, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Monte Castelo, São José de Ribamar e Centro Histórico.

A presidente da Comissão Central, Laurinda Siqueira, esclarece que o convite se estendeu aos 17 campi do IFMA que ofertam ensino superior, mas com foco nas treze unidades que já têm CPAs locais constituídas. “Esse treinamento é para iniciar a autoavaliação do ano de 2019. A intenção é que, partir daqui, as comissões saiam preparadas para este processo, que começa agora em setembro”, diz.

Laurinda Siqueira comenta ainda que a equipe pretende trabalhar um tutorial no módulo de avaliação integrada, onde irá inserir indicadores, bem como extrair dados que serão colocados no relatório. Sobre solicitação de melhorias na plataforma, acrescenta que foram prontamente atendidas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). “Aqui conhecemos as CPAs e traçamos estratégias para sanar possíveis deficiências”.

A professora do Campus Cento Histórico, Ana Patrícia Choairy, partilhou a experiência da escola, que já recebeu comissões de avaliação do Ministério da Educação.  “O momento é importante para conversarmos após relatórios feitos. É o retorno da Comissão Central sobre nosso trabalho com base na sua vivência institucional”.

Uma das sugestões dos membros foi a discussão de pontos específicos como bibliotecas, planos de curso, planos de ensino e deficiências, de modo a levar aos campi sensibilizações, conforme as necessidades dos departamentos.

Dentre os principais informes repassados, foram destacados o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), implantação e gestão da Comissão Própria de Avaliação, indicadores da autoavaliação institucional e instrumentos de avaliação institucional, relatórios, participação da CPA nos processos avaliativos para fins regulatórios e autoavaliação nos sistemas de gestão das Instituições de Ensino Superior.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição e de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É compota por representantes dos segmentos docente, sociedade civil, técnico administrativo e discente.

Assunto(s): Avaliação , CPAs , SINAES