Página Inicial > Notícias > IFMA lança campanha de combate ao assédio sexual

IFMA lança campanha de combate ao assédio sexual

Objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do respeito à dignidade humana e sexual.
  • Maycon Rangel
  • publicado 28/08/2019 13h16
  • última modificação 28/08/2019 13h16

Integrantes da comissão lançam a Campanha contra o assédio sexual no IFMA

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou a Campanha institucional de combate e prevenção ao assédio sexual: Não é não!, com o objetivo de desenvolver ações sobre o tema junto com estudantes e servidores e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do respeito à dignidade humana e sexual do indivíduo e a necessidade de denunciar práticas de assédio. O assédio sexual consiste em qualquer comportamento indesejado de caráter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objetivo ou efeito de perturbar ou constranger a vítima, afetar sua dignidade.

A diretora de Assuntos Estudantis, Dayse Araújo, destaca que o assédio sexual traz uma série de transtornos às vítimas e, por isso, tem se tornado um problema de saúde pública. “Precisamos pensar em estratégias que possam levar à discussão dessa temática no ambiente educacional. Cada vez mais é maior o número de pessoas que desenvolvem problemas emocionais decorrentes do assédio. Como uma instituição defensora dos direitos humanos e da dignidade humana, o IFMA lança essa campanha no intuito de pautar diversas atividades ao longo do ano”.

A campanha foi idealizada por uma comissão composta por servidores da Procuradoria Jurídica, Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE/Proen), Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social (DDHIS/Proen), Departamento de Artes, Desporto, Cultura e Lazer (DACDL/Proen), Ouvidoria, Corregedoria e Comissão de Ética. O lançamento oficial foi realizado no Campus Pinheiro no dia 20 de agosto, durante a 95ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir). Houve também um debate com a comunidade estudantil do campus.

Como parte das estratégias da campanha, foi produzida uma Cartilha e outros materiais de apoio que serão utilizados nas atividades. Em março deste ano, o IFMA promoveu, no âmbito do projeto Empodera IFMA, uma roda de conversa sobre o tema e, em maio, ações educativas com os estudantes nos campi São Luís – Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo. Agora, a proposta é levar essas ações para as demais unidades do Instituto, a fim de sensibilizar os alunos sobre a necessidade de denunciar os casos de assédio sofridos dentro e fora da instituição. Para isso, os servidores que atuam na assistência estudantil vão participar de uma videoconferência na próxima sexta-feira (30), às 10h, onde serão capacitados a desenvolver as atividades da campanha.

Onde denunciar

No IFMA, as denúncias podem ser enviadas por meio do Canal da Ouvidoria ou para a Comissão de Ética.

• Ouvidoria: por meio do site ou pessoalmente na Ouvidoria Institucional, localizada na Reitoria do IFMA. Telefone: (98) 98421-1007.
  • Comissão de Ética: por meio de formulário próprio, disponível no site da Comissão de Ética, para o e-mail [email protected] ou comparecendo, com aviso prévio via e-mail, perante a Comissão de Ética, também localizada na Reitoria.