Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Se tem vida, tem jeito: peça ajuda, dê ajuda !
Início do conteúdo da página Notícias

Se tem vida, tem jeito: peça ajuda, dê ajuda !

IFMA Centro Histórico promove programação para proporcionar bem estar e amor próprio
  • Cláudio Moraes
  • publicado 10/09/2019 17h48
  • última modificação 10/09/2019 18h02

Imprimir

Ter pensamentos suicidas não é algo incomum. Cerca de 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram nisso, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Valorização da Vida – associação civil que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Entretanto, na maioria das vezes, é possível evitar que tais pensamentos se tornem realidade. E a superação desse momento ocorre de forma mais eficaz para quem aceita ajuda preventiva ou socorro diante de uma crise.

Essa ajuda pode ser fornecida por pessoas comuns, organizações voluntárias ou profissionais.

Quer saber mais ?

Que tal participar da programação da campanha “Setembro Amarelo: Se tem Vida, Tem Jeito” promovida pelo IFMA Campus Centro Histórico ?

A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (16/09), a partir das 14:30h, com bate-papo sobre “Depressão na adolescência” e “Sistema endócrino e sistema nervoso: a biologia da depressão”.

Vai ter diálogo, também, sobre “Aspectos psicológicos da depressão”, “A dança como recurso terapêutico na depressão” e uma blitz nas salas de aula com o tema “Precisamos falar sobre a vida”.

A programação prossegue, por todo o mês de setembro, toda segunda-feira à tarde e toda terça pela manhã e tarde.

Vai ter bate-papo sobre “Empoderamento feminino”, palestras sobre “Suicídio e a dor não dita”, “A corrida pelo corpo perfeito”, “Nutrição comportamental”, “Hormônios: meu corpo não é meu inimigo”, “Você não está sozinho(a)” e “Vamos falar sobre automutilação”.

Também vai ter mesa de diálogo sobre “Corpo perfeito é o corpo que eu tenho”, oficinas “Hormônios: meus ciclos, minhas luas, minha saúde”, “Filtro dos sonhos”, “Mandala”, “Biblioterapia” e as palestras “Toda vida importa: cuidando dos indivíduos e transformando as sociedades” e “A política nacional de prevenção da automutilação e do suicídio”.

Agora, aproveita, inspire-se na obra “Picasso et moi-même” (Françoise Gilot, 1948) e dê aquele abraço em que está ao seu lado. Depois, faça o convite para as atividades.

Confira a programação completa.

registrado em:
Assunto(s): Setembro Amarelo , Suicídio
Fim do conteúdo da página