Página Inicial > Notícias > Começou a Autoavaliação Institucional 2019. Participe!

Começou a Autoavaliação Institucional 2019. Participe!

Prazo para responder o questionário vai até o dia 01 de outubro.
  • Assessoria de Comunicação, com informações da CPA Central
  • publicado 13/09/2019 09h54
  • última modificação 13/09/2019 12h33

Está aberto até o dia 01 de outubro o processo de Autoavaliação Institucional 2019 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esta avaliação é uma forma de identificar pontos fortes e fracos da instituição e serve como ferramenta para propor melhorias. O questionário de autoavaliação pode ser respondido por professores, técnicos administrativos, alunos e comunidade externa e está disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A comunidade externa pode responder ao questionário no módulo “Avaliação integrada” do sistema. Para tanto, é necessário utilizar o token disponibilizado pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) Locais durante as ações de sensibilização.

Responda ao questionário da Autoavaliação 2019

A Autoavaliação Institucional é um dos requisitos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) para atribuição de notas às Instituições de Educação Superior (IES) e aos cursos de graduação, sendo coordenada pela CPA. “Esse processo funciona como diagnóstico do autoconhecimento da instituição pela instituição, representada pelos atores institucionais (docentes, discentes, técnicos e sociedade civil). Esperamos a participação e o comprometimento de todos os envolvidos, para o sucesso da Autoavaliação Institucional”, aponta a presidente da CPA Central, Laurinda Siqueira.

A Autoavaliação Institucional abrange cinco eixos temáticos:

• Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Responsabilidade social da instituição);
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas (Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão; Comunicação com a sociedade; Política de atendimento aos discentes);
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão (Políticas de pessoal; Organização e gestão da instituição; Sustentabilidade financeira);
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física.

Saiba mais

A Avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) – Avaliação Institucional – é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

• à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional se divide em duas modalidades:

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes);

Avaliação externa – Realizada por membros externos, pertencentes à comunidade acadêmica e científica, reconhecidos pelas suas capacidades em áreas específicas e com ampla compreensão sobre instituições de educação superior. As comissões são designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e utilizam como referência de avaliação os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios de autoavaliação.