Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Mediotec: Projeto integrador marca encerramento do curso de Eventos em Caxias
Início do conteúdo da página Notícias

Mediotec: Projeto integrador marca encerramento do curso de Eventos em Caxias

Atividade reuniu órgãos públicos do eixo de hospitalidade, turismo e lazer e instituições privadas do ramo que atuam em Caxias
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 17/09/2019 16h39
  • última modificação 17/09/2019 17h12

Imprimir

Estudantes do curso técnico em Eventos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveram um projeto integrador, no final de agosto. O evento reuniu órgãos públicos do eixo de hospitalidade, turismo e lazer e instituições privadas do ramo que atuam no município. A atividade, que foi coordenada pela professora Maria Antônia da Silva, marcou o encerramento do curso técnico. Segundo a professora, o evento “Conectando Sonhos” foi uma proposta em que “se buscou aproximar a teoria da prática, com a junção das empresas que atuam nas áreas de formaturas, cerimonial, doces, salgados, decorações e fotografias”.

A atividade foi realizada no hall de entrada da unidade de ensino e contou com a participação do diretor-geral do campus, João da Paixão, e do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude de Caxias, Arthur Quirino da Silva Neto. Em seu discurso, o diretor-geral falou da trajetória do curso e da satisfação em participar do encerramento. “Caxias e região irão receber profissionais qualificados para atuarem como organizadores e produtores de eventos”, afirmou; “São profissionais que estão capacitados e habilitados no processo de organização de eventos dentro dos padrões de qualidade e profissionalismo exigidos pelo segmento”, prosseguiu João. O diretor frisou ainda que a realização do curso foi possível graças à parceria com o Centro de Referência Tecnológica do IFMA (Certec). “O Certec atua com o Campus Caxias ainda na oferta de cursos superiores. Isso tudo teve início com vocês. Foi com os cursos de Eventos e Informática que o Campus Caxias teve sua primeira experiência com educação a distância nesses oito anos de funcionamento”, disse João da Paixão. “Foi um ano e oito meses entre teoria e algumas práticas. Hoje tenho a certeza que os alunos estão capacitados para atender às demandas em eventos em nossa cidade. Parabéns ao IFMA pela ótima iniciativa”, disse Arthur Quirino.

 

No segundo momento, houve apresentação do grupo “Balanço da Peneira”, uma coreografia do espetáculo Princesa do Sertão, comandada pelo professor Wilson Ghilardi Figueira. Em seguida, os stands das empresas convidadas ficaram abertos para a visitação do público presente e também dos alunos da própria instituição. “Procuramos reunir empresar de diversas áreas, como Dinaria Cerimonial e Assunção Eventos, que atuam com espaço e decorações; Juliel Melo, que é da área de fotografias; Paulo Doces e Ramaira Festas, que também atuam na área de decoração, aluguel e segmentos em festas e formaturas”, frisou Maria Silva. “As empresas presentes abrilhantaram o evento e ainda tiveram a oportunidade de apresentarem seus produtos ao público”, comentou a professora.

Os participantes tiveram a oportunidade de degustar a mesa decorada de frutas da aula prática da disciplina Alimentos e Bebidas, ministrada pela professora Maria dos Milagres Farias da Silva. “Antes do evento, no laboratório de alimentos, os alunos fizeram o corte de frutas e legumes, sucos naturais e detox, pensando sobre o aproveitamento integral dos alimentos e nutrientes”, disse Maria Farias. Ela destacou, ainda, que o objetivo foi manipular alimentos e bebidas conforme as boas práticas de manipulação de alimentos, além de proporcionar aos estudantes espirito empreendedor e assim contribuir na formação técnica profissional.

No terceiro momento, a mestre de cerimônia Yasmin Silva Saraiva, que é estudante do curso, finalizou o evento agradecendo às empresas, aos alunos convidados e às autoridades presentes pela participação no “Conectando Sonhos”. O evento contou com a participação dos ex-alunos Gabriel Vieira e Emanuel Sousa, que animaram o público com um repertório de músicas regionais.

O curso

 

O curso é ofertado desde março de 2018, por meio do MedioTec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na forma concomitante ao Ensino Médio. O profissional concluinte do curso técnico em Eventos está apto a desempenhar as funções inerentes ao processo de produção de eventos nos mais diversos segmentos da sociedade.  Este profissional poderá atuar em órgãos públicos do eixo de hospitalidade, turismo e lazer nas instituições privadas do ramo, com competências técnicas, comportamentais e cognitivas para auxiliar e atuar na concepção, no planejamento, organização, na coordenação e execução dos eventos das diversas classificações e tipologias, dominando as normas de cerimonial e protocolo de eventos.

A estudante Macelia do Nascimento Rocha atuou na organização do evento e se considera apta a ingressar no mercado de trabalho. “Durante o curso, sempre busquei dar o meu melhor, da teoria à prática, para me tornar uma profissional capacitada para o mercado de trabalho da minha área”, afirmou a estudante. Ela conta que usou os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Logística, Cerimonial, Comidas e Bebidas para organizar o “Conectando Sonhos”. “Atuar na organização do evento englobou vários saberes, mas o melhor foi ver o resultado e ter o nosso objetivo alcançado”, comemorou.

As etapas de planejar e organizar foram acompanhadas pela professora Maria Silva. Os estudantes puderam vivenciar todas a técnica e prática de planejamento, organização, direção e controle da realização de eventos. “Umas das dificuldades foi encontrar patrocínio para custear os gastos e confirmar a presenças de autoridades e demais convidados”, confessou Macelia do Nascimento.

O curso foi ofertado na modalidade a distância, mas combinou teoria e prática como uma estratégia para o desenvolvimento das competências necessárias à formação técnica. O ensino das disciplinas nessa modalidade foi subdividido em três etapas: presencial, orientação a distância e não presencial através de auto estudo. Nas duas primeiras etapas, os estudantes contaram com Dinara Lobo, que atuou como professora mediadora do curso. Além de professora, Dinara tem uma empresa no ramo assessoria e cerimonial no município e há mais de 10 anos atua na área. “A minha maior satisfação hoje foi fazer parte dessa equipe do MedioTec”, disse ela. “Atuar no cargo de professora, onde um dia eu fui aluna, é poder contar com novas experiências que contribuem diretamente com o meu papel enquanto educadora. Mais um ciclo foi concluído com sucesso, nesta caminhada de dezoito meses”, destacou.

 

“Juntos deixamos pegadas que geraram experiências e amizades e que ficarão para sempre marcadas em nossas vidas. Parabenizo a cada um dos meus alunos por mais essa etapa alcançada na vida profissional, pois devagar e com paciência conseguirão chegar ao pódio da vitória. Espero que nunca se esqueçam dessa frase de Charles Chaplin: ‘A persistência é o caminho do êxito’”, disse a professora em seu discurso no evento.

As disciplinas do curso foram pensadas de forma que ficassem articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinariedade e contextualização. No curso, Maria Antonia Silva atuou como professora formadora em três disciplinas. “Concluir o curso com a disciplina Projeto Integrador foi de grande importância para mim, pois vejo claramente que teremos futuros profissionais se destacando na área de eventos. Sinto-me orgulhosa por ter contribuído para mais uma nova etapa da vida de cada um desses alunos”, disse. “Admiro muito cada um, pois mesmo diante das dificuldades, eles mantiveram o compromisso e a responsabilidade com as atividades”, ponderou.

A coordenadora do curso, Vanessa Bastos, destacou que o curso técnico em Eventos capacita os estudantes para realizarem eventos de forma profissional tanto nas esferas públicas como privadas. “Nossos técnicos estão saindo preparados para serem abarcados por diversos segmentos de empresas da área ou que precisam de profissionais para organizar os mais diversos eventos no âmbito de sua atuação, além de terem a visão empreendedora para montar suas próprias empresas”, destacou Vanessa. “É um curso, como observamos, que tem espaço na região e é muito importante para a comunidade caxiense”, afirmou ela. “Nós finalizamos a primeira turma de Eventos na modalidade a distância em Caxias demostrando que os nossos programas institucionais valem a pena e que da nossa instituição forma excelentes profissionais para o mercado”, frisou Vanessa Bastos.

 

Atividade integrativa entre os Polos Aldeias Altas e Caxias

Dois dias após a atividade pedagógica, os estudantes do curso de Eventos organizaram um dia de recreação para os estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Informática, dos Polos Aldeias Altas e Caxias. O local escolhido foi Balneário Veneza, um dos maiores pontos turísticos da Região dos Cocais, localizado dentro de uma reserva florestal. A área também é considerada um dos patrimônios da cidade. A iniciativa proporcionou momentos de confraternização e diversão com professores, coordenadores e equipe de apoio. As atividades foram complementadas com um bingo, que teve o objetivo de arrecadar fundos para a formatura da turma de Eventos.

Ydnas Mayara da Silva Carneiro, estudante do curso técnico em Informática do Polo Aldeias Altas, participou das atividades e avaliou positivamente a ação. “Não poderiam ter escolhido lugar melhor”, disse. “A Veneza é bem popular por sua beleza e seu clima tranquilo para reunir amigos e família. O clima quente acaba se tornando agradabilíssimo para nós, pois o ‘lance’ é dar uma boa respirada e viver essa paisagem linda”, afirmou.

 

“Eu sinto muito orgulho ao ver o resultado dos nossos esforços. Desde o começo, acompanho o Pronatec e posso dizer que a oferta do curso para Caxias foi bem acertada, pois o município tem um grande potencial turístico nos segmentos históricos, cultural e ambiental”, disse o coordenador local do Pronatec, Luís Morais, citando que o município faz parte do Polo Turístico dos Cocais, conforme dados da Secretaria de Turismo do Maranhão. “Caxias, por sua importância na formação territorial e administrativa do Maranhão, contribuiu para a formação de acervo histórico e cultural de valor turístico, tornando a região um dos principais polos turísticos”, destacou Morais.

Na visão do coordenador, há um grande crescimento de eventos realizados em Caxias, além do município sediar eventos importantes. “Ao mesmo tempo em que é notória a importância do turismo de eventos, seu crescimento em grande escala e sua repercussão direta e indireta na economia, nota-se a carência de profissionais qualificados para desempenhar essa atividade na região”, observa o coordenador.  “O nosso curso técnico em eventos vem para sanar a carência de mão-de-obra no mercado turístico. O turismo de eventos necessita de profissionais proativos, dinâmicos e criativos, condizentes com o perfil dos alunos que estão sendo formados pelo Campus Caxias”, concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página