Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA participam da Festa da Menina Moça em aldeia indígena

Alunos do IFMA participam da Festa da Menina Moça em aldeia indígena

Ritual marca a passagem das meninas indígenas da infância para a vida adulta, na aldeia Zutiwa, em Arame-MA
  • Com informações do NEABI/IFMA
  • publicado 19/09/2019 15h46
  • última modificação 19/09/2019 15h46

Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram da tradicional Festa da Menina Moça na aldeia indígena Zutiwa, localizada em Arame-MA. O Ritual do Moqueado, como também é conhecida a celebração, é uma cerimônia que marca a passagem das meninas indígenas da infância para a idade adulta.

A visita-técnica, que ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de setembro, foi organizada pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indiodescendentes (NEABIs) dos campi Grajaú e São Raimundo das Mangabeiras do IFMA. A Aldeia Zutiwa fica localizada na Reserva Indígena Arariboia. O objetivo da atividade, segundo os organizadores, foi proporcionar aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, numa perspectiva holística e natural, relacionados às práticas e cultura indígena no Maranhão.

No dia da festa, todos se reúnem num só lugar e aos poucos a aldeia vai ficando cheia. No ritual, as meninas são preparadas com pintura corporal de jenipapo, cordões, penas de aves e saias longas, depois de prontas elas saem da oca e mostram sua beleza para toda a aldeia e são recebidas com música. A festa dura a noite inteira e, no domingo pela manhã é servido o Moqueado, que são carnes de caça preparadas durante um mês. Depois de servir o moqueado as meninas da aldeia estão prontas para casar e iniciar uma família.

Integrante do NEABI do Campus São Raimundo das Mangabeiras, Johnny Herbethy Martins Ferreira destacou a importância da visita-técnica de estudo. “A imersão na Aldeia Zutiwa nos possibilitou a compreensão de diversas características da cultura indígena, como a música, a dança, a alimentação, a pintura corporal, as línguas utilizadas e as dificuldades em manter essas tradições. Dessa forma, essas ações do NEABI contribuem para a formação e experiências que acendem várias possibilidades de aproximação com os públicos das políticas afirmativas”, disse.

O coordenador do NEABI do Campus Grajaú, Vagner Pereira Professor, comentou que a realização do Ritual do Moqueado é um exemplo de força e identidade da Terra Indígena Arariboia. “A visita à aldeia foi um momento marcante e emocionante. Ao presenciarmos a festa da menina moça, pudemos constatar que os rituais e a cultura local continuam fortes mesmo diante das adversidades. A visita à aldeia serviu para revigorar a nossa atuação no NEABI, pois com esta vivência percebemos o quanto a atuação do núcleo faz sentido e o quanto há ainda para aprendermos e lutarmos junto com os indígenas para a garantia dos direitos e valorização da cultura nas comunidades tradicionais”, declarou.