Página Inicial > Notícias > Fábrica de Inovação se prepara para fase itinerante do projeto

Fábrica de Inovação se prepara para fase itinerante do projeto

O laboratório móvel da Fábrica deverá passar por cinco cidades a partir de março de 2020.
  • publicado 20/09/2019 14h57
  • última modificação 21/09/2019 15h04

Servidores e alunos participaram de treinamento para melhor utilizar a estrutura da Fábrica de Inovação.

Em mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela Fábrica de Inovação, 24 representantes de oito unidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estão participando de um treinamento para a realização da fase itinerante do projeto. A capacitação tem o objetivo de familiarizar as equipes dos campi com as metodologias e o equipamento disponível no laboratório móvel da Fábrica, que deverá passar por cinco cidades do interior do Estado em 2020. A itinerância tem o propósito de estimular a comunidade acadêmica a encontrar soluções inovadoras e tecnológicas no contexto dos arranjos produtivos locais.

As atividades de treinamento começaram nessa segunda-feira (16) e seguem até esta sexta-feira (20), no laboratório fixo da Fábrica de Inovação – localizado no Campus São Luís – Monte Castelo. Os campi contemplados pelo edital PRPGI nº 11/2019 e que vão receber a Fábrica de Inovação Itinerante a partir de março de 2020 foram Barra do Corda, Caxias, Itapecuru, Santa Inês e Timon. Mas também estão sendo capacitados representantes dos campi Monte Castelo, Centro Histórico e São José de Ribamar.

A capacitação está promovendo metodologias de aprendizagem baseada em projetos por meio de oficinas de Design Thinking ministradas pela professora Ádilla Marvão, além de treinamento conduzido pelo consultor da Apple para assuntos educacionais, Antônio Ferro. A empresa doou para a Fábrica de Inovação um total de 15 iPads, 4 iMacs e 10 óculos de realidade aumentada. Os professores participantes também foram certificados como Apple teachers, tendo aprendido a utilizar algumas das ferramentas educacionais da marca.

O professor Caio Lourenço, do Campus Itapecuru-mirim, é um dos participantes do treinamento. Ele é um dos autores da proposta de aproveitar a passagem da Fábrica de Inovação para realizar um Hackathon em que os alunos vão desenvolver soluções para problemáticas apresentadas pelos agentes econômicos do município – quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores da pesca e da aquicultura, empresas de cerâmica e agricultores familiares. “As tecnologias do laboratório móvel ainda são uma realidade distante de muitos alunos, então acho que isso vai ampliar as perspectivas e despertar o interesse deles por inovação e tecnologia”, comenta.

Já a aluna de Ciência da Computação, Heloísa Guimarães, também participou da capacitação como integrante da equipe que vai receber a Fábrica de Inovação no Campus Caxias. “Eu fiquei muito feliz por saber que o IFMA conta agora com essa estrutura e que isso vai estar acessível para diversos alunos fora da cidade de São Luís”, comemora.

Sobre a Fábrica de Inovação

A Fábrica de Inovação é um dos projetos que compõem o Planejamento Estratégico. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas locais. Empresas podem se cadastrar e enviar demandas de projetos científicos, tecnológicos e de inovação por meio da plataforma Inova IFMA.

A estrutura do projeto inclui um laboratório fixo instalado no Campus São Luís – Monte Castelo e um laboratório móvel que percorrerá os campi contemplados na primeira chamada interna realizada pelo projeto. “Depois da primeira itinerância, nós vamos avaliar todo o processo e a ideia é lançar uma nova chamada para contemplar outras unidades do Instituto”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Natilene Brito.