Página Inicial > Notícias > Provas de pista e de campo movem o sexto Jogos dos Estudantes

Provas de pista e de campo movem o sexto Jogos dos Estudantes

O forte calor em Imperatriz não tirou o ânimo dos atletas
  • publicado 20/09/2019 23h19
  • última modificação 22/09/2019 12h06

Lauriane Sena destaque no atletismo com cinco medalhas de ouro.

“Muito cansada, mas o dobro do meu cansaço tenho de felicidade”, comentou exausta Lauriane Sena, estudante de comunicação visual, no Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo. Ela foi destaque nas provas de atletismo individual e coletiva do VI JIFMA, realizadas na quinta-feira, 19, nas dependências do 50 BIS, em Imperatriz. Na reta final do curso, diz que desde o primeiro ano participa das competições do Instituo. Nesta sexta edição dos jogos conquistou o primeiro lugar nos 100m, 200m, 400m, 4×100 e 4×400 – no revezamento.

Demonstração de solidariedade faz parte dos jogos

Em virtude do intenso calor na cidade, a professora de Educação Física do IFMA – Campus Pinheiro – Nilza Cleide diz que as provas no atletismo foram árduas e desgastantes, mas os estudantes responderam bem. Para auxiliá-los, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) estava de prontidão no local e não faltou água para hidratação. “Independente do calor, nossos alunos estão adorando a experiencia. Isso aqui é uma oportunidade ímpar na vida deles”, relata a professora.

Mostra paraolímpico

Joel Alves (de preto) e Reinaldo Reis (segundo da dir. para a esq.) ao lado dos servidores do IFMA.

A integração entre atletas olímpicos e paraolímpicos ocupando o mesmo espaço marcou o VI JIFMA. Reinaldo Reis, aluno do Monte Castelo conquistou o primeiro lugar nos 100m rasos masculino, 400m e no arremesso de peso.

O segundo lugar nos 100m ficou com Joel Alves, do Campus Maracanã. Emanoel Rocha, monitor de Educação Física do mesmo campus, conta que Joel é um atleta pontual e dedicado e que a deficiência nos pés não o impediu de conquistar esta posição. Lembra ainda que o estudante já foi destaque nos Jogos  Paralimpíadas Escolares Nacionais 2018, realizado entre os dias 19 e 24 de novembro em São Paulo. “A vitória é fruto de uma longa temporada de treinamento”, justifica Joel Alves.

O professor de Educação Física do IFMA – Campus Codó – Mike da Silva, ressalta que as disputas transcorreram dentro da normalidade. “O principal objetivo aqui é confraternização e o esporte é uma ferramenta educacional que nos auxilia a alcança-lo”.

Provas de campo

Durante toda a manhã desta sexta-feira, 20, os estudantes competiram no campo de futebol do Campus Imperatriz nas categorias: arremesso de peso, salto em altura, salto triplo e lançamento de dardo.

Galeria de Imagens

Enquanto isso, estudantes que vieram dos demais campi interagem e conhecem a realidade do Campus Imperatriz.

Confira os Boletins