Página Inicial > Notícias > VI JIFMA inicia entrega de premiação

VI JIFMA inicia entrega de premiação

A maioria dos jogos das modalidades individuais já sabem quem são os campeões

• publicado 20/09/2019 16h04
  • última modificação 20/09/2019 23h36

Rian Pereira, aluno do IFMA – Campus Buriticupu – de posse do ouro

O segundo dia dos jogos dos alunos do Instituto Federal do Maranhão (VI JIFMA) foi marcado pela finalização das modalidades individuais. No final da manhã de hoje os campeões do xadrez já foram agraciados com as medalhas. E até o final desta sexta feira, 20, os vencedores do atletismo – saltos, arremessos e lançamentos serão os premiados.

Participaram da disputa no xadrez os campi de Caxias, Buriticupu e Zé Doca. Um dos premiados foi Rian Pereira, bicampeão em equipe e campeão individual pela delegação de Buriticupu. Feliz, porém, com bastante timidez e poucas palavras ele expressou seu sentimento de felicidade em participar dos jogos e ganhar os títulos: “Legal. É bom ganhar com a prática de um esporte que é fundamental para treinar corpo e mente” – disse sorridente.

Considerado uma arte e uma ciência, o xadrez é um esporte que está presente no JIFMA desde a primeira edição. Para a técnica do Rian, professora Maristhela Rodrigues, a modalidade reforça a concentração e melhora o raciocínio lógico dos alunos. “Com isso, eles melhoram tudo na vida estudantil, sobretudo na aprendizagem. É muito bom o JIFMA nos possibilitar competir com este jogo” – ressaltou.

As competições seguem até domingo, 22, com os jogos do futsal, handebol, basquete, vôlei e natação – modalidades que concentram maior número de atletas e competidores. Além disso, inicia hoje e termina amanhã, o tênis de mesa.

Destaque paralímpico

Davi Bezerra ao lado dos professores de Educação Física do campus.

Davi Bezerra, aluno do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão – Campus Caxias – conquistou medalha de prata no xadrez, disputando com Rian Bezerra. Para Élcio Basílio, professor de Educação Física do Campus Caxias e coordenador dos jogos de xadrez no VI JIFMA, o nível dos estudantes aumentou, demonstrando que estão cada mais excelentes.

Ele explica que Davi tem degeneração nos ossos e dificuldades para caminhar, mas isso não impede a sua evolução nos jogos, visto que o xadrez é muito cognitivo, auxiliando-o, inclusive nas disciplinas do curso técnico.

“Ficou faltando o lance certo. Com meu erro, o adversário me puniu”, comenta Davi Bezerra, justificando a prata conquistada, mas acrescenta que não irá desistir, pois o xadrez o auxilia na concentração e raciocínio nas provas. “Agora vou me preparar para o vestibular, diz referindo-se ao Exame Nacional de Ensino Médio – Enem.

Acesse Boletins