Página Inicial > Notícias > Professor do IFMA é único brasileiro selecionado para atuar como visitante em Instituto Politécnico português

O professor do Campus São João dos Patos iniciou as suas atividades em Portugal em setembro e prossegue até fevereiro do próximo ano
  • Cláudio Moraes. Fotos: arquivo pessoal
  • publicado 08/10/2019 16h19
  • última modificação 08/10/2019 16h57

Pesquisador do IFMA São João dos Patos, Augusto Nascimento (segundo à esquerda), vai compartilhar, até fevereiro, as atividades como professor visitante em Portugal, ao lado de docentes da Espanha, Ucrânia, Rússia e Cuba

Desenvolver a disciplina “Culturas e Identidades Lusófonas” no Instituto Politécnico de Bragança , em Portugal. Esse será um dos compromissos da missão do professor do IFMA Campus São João dos Patos, Luiz Augusto Nascimento, até fevereiro do próximo ano.

Ele foi o único brasileiro selecionado no programa para professor visitante da instituição europeia, em junho deste ano, para participar de projetos de inovação pedagógica no curso de mestrado em Inovação e Empreendedorismo em Portugal.  O professor do IFMA irá, ainda, executar um projeto de pesquisa em freguesias de Portugal em cooperação com outros profissionais do Instituto Politécnico de Bragança.

As freguesias são as menores divisões administrativas de Portugal, diferente do Brasil onde o município é a menor unidade político-administrativa. A freguesia em Portugal é governada por uma Junta – um órgão executivo que é eleito por uma assembleia. “Irei focar na área de antropologia e linguagem”, informou o professor.  A pesquisa será desenvolvida, em parceria com o professor Carlos Manuel Teixeira, da Escola Superior de Educação  da instituição portuguesa. “Vamos fazer um estudo comparativo das rezadeiras do nordeste de Portugal com a rezadeiras do médio sertão maranhense”, complementou. “Ainda iremos escolher a freguesia”, concluiu.

Sobre o pesquisador

O professor Luiz Augusto Nascimento é doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão.

Pesquisador Associado ao Centro de Trabalho Indigenista, integrante da Associação Brasileira de Antropologia e coordenador do Laboratório de Estudos de Populações Tradicionais e Etnologia, atua em pesquisas sobre sociedades amazônicas, território, etnografia rionegrina e memória coletiva.

O ex-bolsista da Ford Foundation International Fellowships Program vem desenvolvendo pesquisas com comunidades quilombolas na região do alto sertão maranhense e atua com os grupos indígenas Timbira, Migueleno/Huanyam, Puroborá e povos rionegrinos.

Sobre o Instituto Politécnico de Bragança

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior constituído por cinco escolas: Agrária; Educação; Tecnologia e Gestão; Saúde; e Comunicação, Administração e Turismo. Conta com cerca de sete mil estudantes e uma oferta formativa de mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas, estudos de mestrado e cursos de especialização tecnológica.

Nova seleção para professor visitante está com inscrições abertas até 31 de outubro. O selecionado deverá desenvolver as suas atividades entre fevereiro e julho do próximo ano.