Página Inicial > Notícias > IFMA participa da Feira do Livro de São Luís

IFMA participa da Feira do Livro de São Luís

Editora IFMA faz o lançamento de nove obras no evento. No estande do IFMA, é possível acessar e fazer o download gratuito dos livros publicados pela editora. Feira ocorre até 20 de outubro no Multicenter Sebrae.
  • publicado 14/10/2019 12h33
  • última modificação 14/10/2019 12h33

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participa da Feira do Livro de São Luís (Felis) com uma programação especial. Durante o evento, que ocorre até 20 de outubro no Multicenter Sebrae, a Editora IFMA realiza o lançamento de nove obras publicadas em 2019.  No estande da instituição montado no local, é possível ainda acessar e fazer o download gratuito dos livros publicados pela editora.

Download de obras publicadas pela Editora IFMA

O lançamento do livro “Intelectuais e política no Maranhão: Perfis sociais e posições no espaço Literário Maranhense (1945-1964)”, de Franklin Lopes Silva, ocorreu no sábado (12), no espaço Casa do Escritor. No domingo (13), foram duas obras lançadas pela Editora IFMA – “Crônica do Teatro Ludovicense em meados do século XIX (1852-1867): Arte, negócio e entretenimento”, de Jacqueline Silva Mendes; e “A profissão docente em debate: Um diálogo propositivo a partir da experiência do Parfor no IFMA”, de Rosana Maria Alves.

A autora Michelle de Sousa Bahury lança presencialmente o livro “A formação do aluno do curso de Letras-Inglês e sua inserção no mercado de trabalho”, na quinta-feira (17), às 18h, na Casa do Escritor. Ainda nesse dia, no mesmo espaço, às 19, Kiany Sirley, Marcelo Moizinho Oliveira e Paulo Roberto de Jesus Silva participam do lançamento da obra organizada por eles, “A inovação educativa na prática de ensino de Química: experiências do PIBID – Química”.

Já Juciana Oliveira Sampaio estará na Feira do Livro no sábado (19), às 15h, na Casa do Escritor, para lançar “Incorporação e compartilhamento do desejo: notas sobre corporalidades e o caráter associativo entre travestis em São Luís – Maranhão”. A autora é vencedora do Prêmio Fapema 2016, na categoria Tese de Doutorado.

Além dos lançamentos com presença do autor, a Editora IFMA também lança na Feira do Livro as obras “Um livro didático de Biologia em questão”, de Richardson Rodrigues de Araújo e Odaleia Alves da Costa; “Motivações de ingresso e expectativas de futuro: o lugar da formação técnica nas trajetórias dos alunos do IFMA Campus Maracanã”, de Ruth Moraes Oliveira Prado; e “A reinvenção da cidade: práticas urbanas e apropriações do espaço público contemporâneo no Parque Ecológico do Cocó, Fortaleza-CE”, de Gleison Maia Lopes.

Livros digitais

O uso de recursos digitais é um dos focos do trabalho da Editora IFMA. As obras publicadas por ela foram aprovadas por Conselho Editorial e são disponibilizadas em formato digital, de acesso aberto e gratuito, no site da editora.

De acordo com o diretor da Editora IFMA, Gedeon Reis, o objetivo das publicações digitais é facilitar o acesso às obras. “São livros gratuitos e a comunidade pode fazer download pelo site da Editora IFMA. O objetivo é promover conhecimento por meio da produção técnica e bibliográfica dos campi do IFMA, difundir a produção editorial do IFMA”, explicou.

Felis 2019

A Feira do Livro de São Luís alcança a 13ª edição este ano. A programação reúne cerca de 600 atividades gratuitas. São mais de 30 ambientes com eventos acontecendo simultaneamente. No espaço montado em uma área de 11.500 metros quadrados, o público tem acesso ainda a 300 editoras distribuídas em 70 estandes de livreiros locais e de todo o país.