Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Monografia de estudante do IFMA Buriticupu é destaque em evento nacional de Administração
Início do conteúdo da página Notícias

Monografia de estudante do IFMA Buriticupu é destaque em evento nacional de Administração

Doutores e mestres são a maioria dos expositores de encontro nacional de pesquisa em administração
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/10/2019 12h30
  • última modificação 21/10/2019 17h40

Imprimir

Sueila Viana, egressa do IFMA Campus Buriticupu

O que leva um estudante a escolher uma escola? Quais os atributos de qualidade são relevantes em uma instituição de ensino na visão dos estudantes?

Estas foram algumas das inquietações que levaram a estudante do IFMA Campus Buriticupu, Sueila Viana (26), a realizar uma pesquisa quantitativa, há oito meses, com 450 estudantes do município sede do campus.

Os alunos pesquisados integram o corpo estudantil do IFMA Buriticupu e da Escola Estadual Dr Fernando Castro, com idade que varia, em sua maioria, entre 16 e 25 anos. A renda familiar da maior parte dos pesquisados é de pouco mais de um salário mínimo.

 

Os resultados da análise estatística dos dados apontam que os atributos de confiabilidade e conformidade são de maior relevância na escolha da instituição de ensino.  “Isso significa que os estudantes fazem a sua escolha pela percepção de que os profissionais da escola são comprometidos em resolver problemas internos, são honestos, éticos, respeitosos e transmitem confiança profissional”, explicou Sueila. “A pesquisa dá uma grande contribuição às instituições de ensino para avaliação das suas práticas de gestão, bem como aos professores quanto ao seu trabalho pedagógico”, prosseguiu.

O trabalho transformou-se em monografia, para conclusão do curso de Tecnologia em Gestão Pública neste ano. A pesquisa deu origem ao artigo científico “Atributos de qualidade nas instituições públicas de ensino: na visão dos discentes/egressos de escolas Federal e Estadual”.

 Destaque em evento nacional

O artigo foi selecionado e divulgado no 63º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad), realizado em São Paulo, entre 02 e 05 de outubro. A pesquisa foi apresentada no evento pelo professor orientador Lindemberg Costa Júnior, em sessão oral que contou com outros quinze trabalhos sobre gestão de serviços públicos.

“Foi uma honra muito grande pra mim”, “diz Sueila que também teve a sua pesquisa recomendada pelo Prêmio Fapema deste ano na categoria Jovem Cientista. “ É gratificante saber que o trabalho foi avaliado por mestres e doutores e está apto para ser apresentado em um congresso tão importante”, complementou. “O meu sentimento é de gratidão ao professor Lindemberg pela orientação”, prosseguiu. “Fiquei muito feliz por meu trabalho estar no nível de um congresso como o EnaNPad”, concluiu.

Gestão hospitalar, saúde, tecnologia da informação, acessibilidade, parcerias público-privadas, redes sociais, transporte urbano, criminalidade, inovação e recursos hídricos foram outros assuntos abordados por mestres e doutores de todo o país, no evento, em uma das 13 sessões destinadas a discutir a administração pública.

O orientador Lindemberg apresentou a pesquisa

“A aprovação da pesquisa no segundo maior evento científico de gestão do mundo é fruto da dedicação, estudos e esforço da jovem Sueila”, avaliou o professor Lindemberg Costa Júnior, que acompanha o desenvolvimento da estudante desde o ensino médio integrado, quando cursou o técnico em Administração. “Estou muito orgulhoso por este resultado”, prosseguiu Lindemberg, que participou pelo terceiro ano consecutivo do evento. “Nesse sentido, confirma-se que os Institutos Federais são agentes de transformação”, concluiu.

O 63º EnAnpad contou, ainda, com outras nove divisões acadêmicas: administração da informação, contabilidade, estudos organizacionais, ensino e pesquisa em contabilidade e administração, estratégia das organizações, finanças, inovação e empreendedorismo, gestão de logística, marketing e gestão de pessoas.

Pesquisa do IFMA discute consequências do chamado vocacional

A área de gestão de pessoas chamou a atenção do assistente de administração da Pró-reitoria de Pesquisa do IFMA, Antonio Francisco Filho, que concluiu, há menos de dois meses, o mestrado em Administração na Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) fruto do programa de capacitação do Instituto Federal do Maranhão.

Ifma contou com três pesquisadores no EnAnpad

O seu trabalho “Chamados ocupacionais: uma faca de dois gumes para o burnout e o estresse” também foi apresentado no 63º EnAnpad. Ele analisou os efeitos ambíguos da percepção de “chamados ocupacionais” na vida das pessoas, revelando como o fenômeno se relaciona com os sintomas de burnout e estresse ocupacional.

De acordo com trecho do seu artigo científico, a síndrome de burnot se caracteriza “pela exaustação emocional, despersonalização e redução de realização pessoal”. Enquanto isso, o estresse é percebido em termos de “reações fisiológicas e psicológicas que provocam condições adversas de saúde mental ou física, quando as capacidades adaptativas de uma pessoa estão sobrecarregadas”.

O chamado vocacional, por sua vez, é a percepção de que o trabalho é recompensador, extrapolando os benefícios materiais. “Trata-se da ocupação que o indivíduo se sente atraído a buscar como algo agradável e que integra a sua própria identidade”, afirmou o pesquisador. “É a visão da ocupação profissional como fonte expressiva de significado e que proporciona um maior senso de propósito”, afirma o pesquisador.

Por meio de uma pesquisa quantitativa, com 530 respondentes, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, Francisco, concluiu, após análises estatísticas, que há um efeito ambíguo da percepção dos chamados ocupacionais. “Quanto mais os indivíduos se sentem chamados a uma ocupação, maior a sensação de bem-estar e realização pessoal”, afirmou o pesquisador.

Porém, os sintomas de exaustão emocional, insatisfação e estresse ocupacional também se fazem presentes em quem recebe um chamado, dependendo do contexto organizacional e pessoal do indivíduo. “Esse efeito negativo decorre do desequilíbrio entre a percepção de trabalho ideal e o contato com a realidade”, prosseguiu. “Esse resultado permite gerar uma reflexão no trabalho dos profissionais de desenvolvimento de carreiras, como os coaches, se de fato devem incentivar chamados ocupacionais nos indivíduos, dado que os efeitos (positivo e negativo) se fazem presentes, e isso pode levar a uma carreira não benéfica”, concluiu Francisco.

Portais da transparência são avaliados pelo cidadão

Outro trabalho apresentado no 63º EnAnpad, também como fruto da conclusão do mestrado em Administração pela Fucape, foi “Fatores que afetam a satisfação do cidadão com o portal da transparência e a sua relação com a percepção de confiança na administração pública”, de autoria do jornalista da Assessoria de Comunicação do IFMA, Cláudio Moraes.

Segundo o pesquisador, vários estudos revelam que muitos sites de transparência, em todo o mundo, não são adequados. “Eles se comportam como meros repositórios de informações, sem qualquer garantia de transparência”, apontou Moraes.

De acordo com o jornalista, esses estudos anteriores verificaram a adequação dos portais a parâmetros pré-definidos, mas há carência de pesquisas que verifiquem a satisfação com os portais governamentais a partir da percepção do próprio cidadão. “A pesquisa contribui para o estudo da transparência no setor público, ao fornecer orientações para divulgação de informações pelo governo eletrônico”, afirmou.

Por meio de uma pesquisa quantitativa, realizada há quase dois anos, com 350 pessoas, o trabalho apontou que, de forma mais relevante, o cidadão tem as suas expectativas atendidas em relação ao portal “quando a informação veiculada atende aos atributos de atualidade e relevância”. Foi constatado, ainda, que essa satisfação se relaciona, de forma contundente, com a percepção de “utilidade e profissionalismo da arquitetura do portal”. Também são considerados itens fundamentais a simplicidade de uso, facilidade da estrutura e de localização de informações buscadas.

“O nosso trabalho revelou, ainda, que a satisfação do cidadão com o portal impacta na percepção de confiança na administração pública”, destacou Moraes. Ele aponta, ainda, que a geração Y tem uma baixa percepção de navegabilidade do portal da transparência do governo federal. “Isso tem reflexos negativos na avaliação da qualidade e satisfação dessa geração com o portal”, concluiu o pesquisador que defendeu a sua dissertação na Fucape há cerca de um ano.

Administração em alta em Buriticupu

Este é o terceiro ano consecutivo que pesquisas de profissionais do IFMA, desenvolvidas durante o mestrado na Fucape, conquistam excelentes resultados no EnANPAD. E o professor Lindemberg Costa Júnior, orientador de Sueila Viana, também concluiu, há três anos, o mestrado em Administração na Fucape.

Leonildes recebe prêmio de Eliseu Martins, um dos maiores nomes da contabilidade nacional

Lindemberg já havia orientado outra monografia, em Buriticupu, que conquistou reconhecimento nacional: “Atributos de qualidade dos candidatos ao poder executivo municipal: análise na visão dos eleitores buriticupuenses”. A sua orientanda, no curso de Tecnologia em Gestão Pública do campus, Leonilde Silva, venceu há dois anos, o 15º Prêmio Excelência Acadêmica, realizado pela Fucape, que lhe rendeu uma bolsa integral do mestrado em Administração na instituição.

Já no mestrado, Leonilde conquistou o prêmio “The Best Paper” no 18º Congresso da Internacional Association on Public And Nonprofit Marketing, que ocorreu, em julho, na University of Gyõr, na Hungria, com o artigo “Brand orientations of social organizations and its relationship with the attitude toward charity and donation intention”.

Também de Buriticupu foi a vitória, neste ano, do 17º Prêmio Excelência Acadêmica realizado pela FUCAPE. O feito foi obtido pelo ex-aluno do IFMA Leonardo da Conceição Silva, também do curso de Tecnologia em Gestão Pública do campus Buriticupu, com a pesquisa “Impacto das Mídias Sociais na Lealdade de alunos às Instituições de Ensino Superior”.

O prenúncio do destaque das pesquisas dos egressos do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Buriticupu aconteceu em 2014. O concludente do curso, Moisés do Nascimento Bonfim, pesquisou e analisou informações sobre as mudanças no município entre 2007 e 2013. De acordo com o seu trabalho, houve um acréscimo significativo na injeção de recursos, geração de empregos diretos, melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e de oferta de conteúdo escolar em decorrência da chegada do IFMA ao município.

As pesquisas dos servidores do IFMA, desenvolvidas no âmbito do curso de mestrado em Administração da Fucape tem conquistado espaço em grandes eventos nacionais e internacionais. Neste ano, além do 63º EnAnpad, esses trabalhos já foram selecionados para apresentação em outros três eventos nacionais e três internacionais. Confira a seguir:

 

Pesquisas do IFMA, no mestrado da Fucape, selecionadas em outros eventos nacionais e internacionais (2019)

13º Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (15 a 18/06) – São Paulo

“A Influência do Sistema de Controle Interno na Divulgação de Provisões e de Passivos Contingentes no Setor Público” (Sílvio Pereira)

“Efeito da descentralização fiscal no cumprimento do limite de gasto com pessoal” (Jorge Maia)

 

Primer Congresso Latinoamericano de Marketing Social (31/07 a 02/08) – Córdoba/ Argentina

“Turismo cultural em residentes de cidades históricas: a percepção do apoio da comunidade local” (Celso Azevedo)

“Fatores que influenciam a atitude ao consumo colaborativo no Brasil” (Márcio Miranda)

“O efeito dos gastos públicos sociais no crescimento econômico: uma análise comparativa entre os países membros da CEPAL e OCDE” (Anderson Reis)

 

3º Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (02 a 04/09) – Florianópolis

“Fatores que afetam a satisfação do cidadão com o portal da transparência e a sua relação com a percepção de confiança na administração pública” (Cláudio Moraes)

 

33ª Conferencia Interamericana de Contabilidad (20 a 22/10) – Cartagena/ Colômbia

“A Influência do Sistema de Controle Interno na Divulgação de Provisões e de Passivos Contingentes no Setor Público” (Sílvio Pereira)

 

– 22º Seminários em Administração (6 a 8/11) – USP/ São Paulo

“Turismo cultural em residentes de cidades históricas: a percepção do apoio da comunidade local” (Celso Azevedo)

“Fatores que afetam a satisfação do cidadão com o portal da transparência e a sua relação com a percepção de confiança na administração pública” (Cláudio Moraes)

 

11ª Conference of Iberoamerican Academy of Management (4 a 6/12) – Bogotá/ Colômbia

“A extroversão no contexto das relações da qualidade do ambiente do escritório com a performance e a satisfação do trabalhador” (Raimundo Nonato Correa)

“Resiliência, percepção temporal e autoeficácia: um estudo sobre as diferentes gerações de trabalhadores” (Lereno Nunes)

“O papel dos fatores ergonômicos em ambientes corporativos na percepção de bem-estar no trabalho” (Paula Palmeira)

“A intenção do absenteísmo na percepção de docentes de instituições de ensino públicas e privadas” (Silvana Mitri)

Fim do conteúdo da página