Página Inicial > Notícias > 27 estudantes de Ciências Biológicas colam grau em São Raimundo das Mangabeiras

27 estudantes de Ciências Biológicas colam grau em São Raimundo das Mangabeiras

Cerimônia foi realizada no dia 17 deste mês, com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades.
  • publicado 21/10/2019 10h44
  • última modificação 21/10/2019 10h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA)  realizou, no dia 17 deste mês, a cerimônia de colação de grau de 27 estudantes do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do Campus São Raimundo das Mangabeiras. O evento, que marcou o início de uma nova fase na vida profissional dos alunos, ocorreu no Clube Recreativo Mangabeirense e teve a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades.

FOTOS (este link estará disponível a partir de 22-10-2019)

O reitor Roberto Brandão defendeu a educação como bem público no discurso para os formandos. “A comunidade de Mangabeiras sabe da transformação implementada na cidade com a chegada do Instituto Federal do Maranhão. Hoje estamos aqui, formando 27 novos biólogos, um cenário impensável antes da existência do IFMA no município. Isso é possível quando se pensa a educação como bem público”, afirmou. Ele também discursou sobre as expectativas dos novos profissionais. “Algumas preocupações e expectativas rondam a cabeça de todo formando. Mas vocês podem ter a certeza que se se dedicarem às oportunidades que aparecerão daqui para frente, não há o que temer quanto ao futuro profissional”, disse.

O diretor-geral do campus, Jânio Fernandes, também destacou o papel do IFMA para a economia de São Raimundo das Mangabeiras. “O campus tem contribuído eficazmente para a economia e educação do município. Temos hoje 1.514 alunos, de educação presencial e a distância. A cada 10 estudantes do ensino médio técnico, 6,4 passam em exames para entrar em universidades públicas. Tudo isso vem graças também ao apoio da comunidade de Mangabeiras e cidades próximas, que nos enxergam como uma boa escola, um bom local para estudar e fazer um curso superior”, afirmou.

A oradora oficial da turma, Ana Carla da Silva Pires, frisou a união dos estudantes e o apoio durante a vida acadêmica. “É necessário olhar para trás, para o início da vida acadêmica. Foram anos felizes, difíceis, exigentes. Conquistamos muito com a união e ajuda dos amigos. Somos vencedores e podemos dizer que valeu a pena”, declarou.

Em vídeo, o paraninfo da turma, Guilherme Silva Miranda, parabenizou os alunos pelo término da graduação e agradeceu pela escolha como padrinho da turma. “Foi uma surpresa para mim. Não esperava ter sido escolhido, pois esta foi a primeira turma para a qual dei aula, ainda no primeiro período”, comentou.

Além do reitor e do diretor-geral do campus, a mesa da solenidade também teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Leonardo Sousa Santos; do vereador Julio Cesar Alves Costa, que representou o prefeito Rodrigo Botelho Melo Coelho; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Natilene Mesquita Brito; do chefe do departamento de Ensino do campus, Rosimiro Araújo do Nascimento; do coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Rafael Fonseca Zanotti; o professor Richardson Soares de Sousa, representante do paraninfo; e o professor Pedro Ribeiro Araújo, patrono.

Também receberam homenagem durante o evento a professora Ludymila Brandão Mota, e a secretária de educação de São Raimundo das Mangabeiras, Jeanette Rego Gomes Silva. A turma homenageou ainda a colega formanda Salviana Ribeiro de Sousa.