Página Inicial > Notícias > Alunos franceses se despedem do Maranhão em cerimônia de encerramento

Alunos franceses se despedem do Maranhão em cerimônia de encerramento

Franceses do do Lycee des Mesnieres passaram uma semana conhecendo aspectos locais de São Luís, Raposa e dos lençóis maranhenses no intercâmbio.
  • publicado 21/10/2019 19h11
  • última modificação 21/10/2019 19h11

Foi encerrada na última sexta-feira (18) a passagem dos estudantes franceses pelo Maranhão, em atividades preparatórias para o 6º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que ocorre no Instituto Federal Goiano (IF Goiano, Campus Urutaí), no período de 21 a 25 de outubro. A solenidade de encerramento da passagem dos estudantes franceses pelo Maranhão aconteceu na tarde do dia 18, no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã, com a presença de gestores, servidores e estudantes do IFMA.

Fizeram parte da mesa diretiva o diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida Filho, representando o reitor do IFMA, Roberto Brandão, o chefe de produção e apoio didático José Zenóbio de Souza, representando a diretora-geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim, a diretora de relações internacionais do IFMA, Virginia Freire, a pedagoga e representante do grupo de trabalho franco-brasileiro, Andreia Lima, representando o coordenador do grupo de trabalho, Caio Hostílio e o representante dos intercambistas do Lycee des Mesnieres, Phillipe Parmetier.

Em seu discurso, Phillipe Parmetier agradeceu o empenho da equipe do IFMA que esteve acompanhando os alunos franceses e declarou que essa foi só a primeira parte da confecção do projeto. “É uma abertura inicial pra que a França receba alunos do IFMA e para que possamos dar continuidade ao projeto. Certamente o IFMA terá o apoio da minha instituição pra levar os seus alunos”, enfatizou. O diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida Filho destacou em sua fala que foi um prazer muito grande receber os franceses. “Nossa cidade tem uma história recheada da cultura francesa, que marca este povo. Façam de são Luís uma extensão da cultura francesa. Não tenho dúvidas que com essa parceria, nossos estudantes vão à França, para ser algo bilateral. Tenho certeza que o fórum está alcançando os objetivos propostos, de aprofundar estudos em cultura, meio ambiente, agricultura e lazer no Brasil. Atividades como esta contaminam positivamente nossos alunos, que poderão integrar outros intercâmbios futuros”, ponderou.

A diretora de relações internacionais do IFMA, Virginia Freire, afirmou em seu discurso que o fórum começou com um projeto de ciência e cidadania de uma instituição francesa parecida com o CNPq que promove essa parceria nesse centro de pesquisa com encontros entre jovens franceses e toda a comunidade científica. “Só acontecia na França, mas em 2002 chegou ao Brasil. Vieram fazer um momento de um estágio, de um projeto. Esse projeto a que chegamos hoje é pra vocês, alunos da rede desfrutarem, se engajarem. Alunos irão daqui pra lá como voluntários e convidados do Lycee. Está eh uma atividade de cooperação internacional, recepcionamos e seremos recepcionados. Daqui a 3 anos haverá um fórum na França. O foco são os alunos, desfrutar da experiência internacional. O mais válido nisso é a inter relação social, o olho no olho. Somos um povo gente boa, simpática e hospitaleira”, afirmou Virginia. Após os discursos, houve apresentações artísticas de dois grupos do Campus Maracanã, Anônimos e IFDance.

Saiba mais sobre o intercâmbio dos franceses no Maranhão

O IFMA recebeu alunos e professores do Lycee des Mesnieres da França para participar do Fórum Franco Brasileiro, Ciência e Sociedade, promovido com o intuito de realizar o intercâmbio cultural através da vivência e atividades culturais integradas ao longo de uma semana. Os intercambistas fizeram visita técnica lúdica ao Cemitério do Gavião, conheceram o Museu da França Equinocial, participaram de atividades nos lençóis maranhenses, nos manguezais da Raposa, nos pontos turísticos de São Luís, trilha ecológica no Campus Maracanã e tiveram a oportunidade de conhecer a gastronomia maranhense por meio de aula prática com alunos do curso técnico em Cozinha do Campus Maracanã.

A passagem do grupo pelo Maranhão é resultado do acordo de cooperação que o Ministério da Agricultura e Alimentação da França vem construindo com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o qual abrange os institutos federais (como o IFMA) de todos os estados brasileiros. Esse é o primeiro ano que o Instituto maranhense integra as ações preparatórias para o Fórum, que ocorre alternadamente entre os países envolvidos. A última edição foi na cidade francesa de Arras, em outubro de 2015, com a participação de pesquisadores e professores de estabelecimentos brasileiros e franceses, a fim de identificar meios convergentes de incrementar os vínculos entre as instituições presentes, por intermédio da cooperação internacional.

Assunto(s): França , IFMA , intercâmbio