Página Inicial > Notícias > I Reunião Temática da Rede de Diretores do IFMA discute orçamento para 2020

I Reunião Temática da Rede de Diretores do IFMA discute orçamento para 2020

Grupos analisam alternativas diante da diminuição orçamentária para o próximo ano. Os temas escolhidos para a reunião são Administração, Ensino e Planejamento.
  • publicado 31/10/2019 11h09
  • última modificação 31/10/2019 11h09

Frente à diminuição orçamentária para 2020, a I Reunião Temática da Rede de Diretores-gerais do IFMA, que ocorre nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), em São Luís, discute soluções para gerir as ações e projetos da instituição com foco na redução de despesas e ajuste de gastos. O objetivo é analisar alternativas para os problemas, processos, padronização e compartilhamento de informações entre os campi, a fim de elaborar estratégias que garantam ao instituto executar as atividades diante das novas políticas orçamentárias da educação.

(Da esq. p/ dir.) Maron Gomes, Ximena Maia, Agenor Almeida, José Cardoso, Juariedson Belo e Cláudio Leão.

A Reunião Temática é realizada no IFMA Campus São Luís-Monte Castelo. O propósito, de acordo com o coordenador geral da Rede, professor José Cardoso, é integrar os diretores-gerais e gestores dos campi nas discussões orçamentárias do IFMA, estimulando a tomada conjunta de decisões.

Durante a abertura do evento, no Auditório Florise Pérola, José Cardosos destacou que a reunião foi motivada pelo contingenciamento ocorrido em 2019, pela não participação dos institutos nas discussões do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020, pelo corte dos recursos para o próximo ano e ainda pelo anúncio do programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). “Há um ‘desfinanciamento’ da educação pública federal. Isso vem acontecendo nos últimos anos, mas chegou a um ponto insustentável. No fim deste ano, enfrentamos inúmeros problemas por causa do contingenciamento anunciado. Tivemos de suspender atividades e mudar o planejamento para tentar se adequar. Agora nos reunimos para pensar e propor soluções, mas não podemos deixar de contestar esse ‘desfinanciamento’”, declarou.

Encontro reuniu diretores-gerais e representantes dos campi e das pró-reitorias do IFMA.

Já o diretor-executivo do IFMA, Agenor Almeida, apontou para a necessidade de cuidado no planejamento orçamentário do IFMA. “Educação é coisa séria e deve ser tratara como tal. Os tempos que se advinham não são os melhores, mas devemos planejar com cuidado e responsabilidade para que eles não sejam piores. Planejar as ações com a expectativa da receita. É um evento para que os gestores pensem nessa resposta para a sociedade”, disse.

Também participaram da apresentação de abertura da reunião a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes Bandeira Maia da Silva; o diretor do Departamento de Orçamento e Finanças do IFMA, Juariedson Belo; pelo coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Rede, Maron Gomes; e pelo diretor-geral do Campus Monte Castelo, Cláudio Leão.

Fóruns

Após a abertura, a reunião seguiu organizada em dois fóruns, que permanecem nesta quinta-feira. O Fórum de Ensino, coordenado pela Câmara de Ensino e composto por representantes do ensino dos campi, busca avaliar as atividades relacionadas à educação, atividade fim do Instituto. Entre as principais pautas, o processo seletivo do IFMA e novas formas de admissão de alunos. Os assuntos são conduzidos pelos diretores-gerais de campi Reinouds Lima (Carolina), Lucimeire Amorim Castro (Maracanã) e Vandeberg Pereira (Pinheiro); pelas representantes da PROEN, Alice Cadete, Andrea Mourão e Maria Goretti; a representante da PROJUR, Silvana Maria Pereira; e pela diretora do CERTEC, Simone Santos.

Reinouds Lima, diretor-geral do Campus Carolina, foi um dos coordenadores do Fórum de Ensino.

Já o Fórum de Administração e Planejamento, coordenado pelas Câmaras de Administração e Planejamento e que reúne representantes de Administração e Planejamento dos campi, discute os custeiros administrativos dos campi e procura soluções para a manutenção da logística e controle das unidades do IFMA. A pauta da manhã da quarta-feira foi conduzida por Maron Gomes.

Pela manhã, os assuntos foram conduzidos pelo diretor-geral do Campus Bacabal, Maron Gomes.