Página Inicial > Notícias > Universo IFMA vai reunir mostras de conhecimento, tecnologia, ensino e inovação

Universo IFMA vai reunir mostras de conhecimento, tecnologia, ensino e inovação

Maior evento científico do IFMA ocorre de 12 a 14 de novembro. Objetivo é mostrar para a sociedade o que os pesquisadores e estudantes da instituição vêm produzindo.
  • publicado 08/11/2019 17h14
  • última modificação 08/11/2019 17h14

O Universo IFMA vai reunir mostras de conhecimento, tecnologia e inovação de 12 a 14 de novembro no Campus São Luís-Monte Castelo. Trata-se do maior evento científico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tem o objetivo de expor para a sociedade e empresários o que os pesquisadores e estudantes da instituição vêm produzindo.  A programação é aberta ao público.

Confira a programação geral do evento

Site do Universo IFMA

Um grande público é esperado para o evento, que já tem mais de 1.200 alunos de campi de todo o Estado inscritos.  Estão previstas mostras, palestras, minicursos, oficinas, comunicações orais, rodas de conversa, mesas redondas, exposições e apresentações culturais, exposição de plataformas digitais e apresentações especiais. Além da programação tecnológica, científica e de inovação no ensino, o Universo IFMA conta com os eventos paralelos Treinamento de Extensão, a Conferência Internacional de Cooperação entre Academia e Indústria (ICAIC) e o Encontro Internacional em Ciências e Engenharia de Materiais. Também serão premiados os melhores trabalhos apresentados.

Conferência Internacional de Cooperação entre Academia e Indústria (ICAIC) / Encontro Internacional em Ciências e Engenharia de Materiais

Atrações científicas

Dezenas de atrações científicas serão apresentadas diariamente ao público nos espaços do campus. Tendas foram montadas para receber o Planeta Ensino, Planeta Pesquisa e Planeta inovação, onde estarão expostos projetos frutos de pesquisa e inovação pedagógica do IFMA.  Corredores, salas de aula, auditórios, pátios, laboratórios e teatro também serão ocupados. Um dos destaques é a Fábrica de Inovação, que funcionará com seus laboratórios fixo e móvel no campus, com uma estrutura de alta tecnologia voltada para o ensino de programação.

Entre as oficinas, têm destaque a Programação de Drones (da Fábrica de Inovação); “Flutter para construção híbrida de Apps”; “Expressões e pintura dos índios Canela” e “Tambor de Crioula”. Entre os projetos, serão apresentados “Produtos educacionais de baixo custo para o ensino de Física”; “Policultivo de peixes X hortaliças por sistema de gotejamento”; “Técnica de compostagem caseira” e “Aquaponia Residencial – Cultivo em consorciamento de peixes ornamentais com hortaliças por sistema hídrico”, além de outros. Haverá ainda Mostra de Jogos e Competição de Drones.