Página Inicial > Notícias > Aluno de pós-graduação do IFMA publica livro sobre método de volumes finitos e calor

“Método de Volumes Finitos Aplicado à Condução de Calor” é um curso didático que ajuda estudantes  a usar linguagem Python na resolução de problemas da área.
  • publicado 02/12/2019 12h16
  • última modificação 02/12/2019 12h16

O aluno Aluizio de Freitas, do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Engenharia de Materiais do IFMA, publicou o livro “Método de Volumes Finitos Aplicado à Condução de Calor”. A publicação é um curso didático que se destaca pelos exemplos práticos da ferramenta matemática, trazendo até mesmo algoritmos computacionais em linguagem Python, para que o leitor possa realizar simulações e resolver problemas complexos de transferência de calor e mecânica dos fluidos.

Aluizio de Freitas publicou o livro “Método de Volumes Finitos Aplicado à Condução de Calor”

Trata-se do primeiro livro técnico publicado pelo pesquisador, que já tem outros dois livros publicados na área de literatura. Segundo o autor, disponibilizar para o aprendizado um livro que tivesse como foco o ensino prático, para facilitar a utilização do Método de Volumes Finitos (MVI) foi a principal motivação para elaborar o livro. “Mesmo os bons livros sobre o tema possuem poucos ou nenhum exemplo prático resolvido. E, os que possuem exemplos, não fornecem algoritmos computacionais para esses problemas”, relatou.

Segundo o autor, o MVI tem ganho destaque nos últimos anos, mas tem poucas publicações em Língua Portuguesa. “Como a área de método numéricos trabalha com a solução de um número enorme de equações e matrizes de grande ordem, é indispensável o auxílio computacional. Portanto, a ideia foi desenvolver um livro que tenha as deduções detalhadas da modelagem matemática, um conjunto grande de problemas resolvidos passo a passo e a construção completa dos algoritmos computacionais para a implementação das simulações computacionais”, disse o pós-graduando.

O livro contém um conjunto de muitos problemas resolvidos detalhadamente empregando simulação computacional em linguagem Python. “Todos os algoritmos do livro estão em linguagem Python que mesmo sendo uma linguagem de programação relativamente nova, já está entre as mais utilizadas no mundo e com tendência de alta, além de ser gratuita (open source)”, explicou o autor.

Aluizio de Freitas afirmou que um dos incentivadores para a publicação foi seu professor Jorge Passinho, que assina o prefácio da edição. “Ele me dizia que os autores precisam escrever livros que ensinem e não livros para mostrar que sabem”, disse o autor.

O livro está à venda por R$ 60,00 nos sites da Amazon, Livraria Cultura e Clube de Autores.

Aluizio de Freitas é engenheiro mecânico formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).  É ainda professor a distância do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Uemanet. O pesquisador é também membro da Academia Brejense de Artes e Letras (ABAL), ocupante da cadeira 27, anteriormente ocupada pelo poeta Eugênio Martins de Freitas.