Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor empossados no Campus São João do Patos

Membros do Conselho Diretor empossados no Campus São João do Patos

A solenidade de posse aconteceu no dia 27 de novembro para o mandato de dois anos
  • publicado 02/12/2019 13h44
  • última modificação 02/12/2019 13h44

Professor Elissandro Tavares da Silva preside o Condir – Campus São João dos Patos

O Instituto Federal do Maranhão – Campus São João dos Patos – realizou, no último dia 27 de novembro, a solenidade de posse dos membros de seu Conselho Diretor (Condir). A cerimônia aconteceu no auditório do campus, presidida pelo diretor-geral da unidade, professor Elissandro Tavares da Silva.

O Conselho, estabelecido através da Resolução CONSUP/IFMA nº 124, de 10 de dezembro de 2018, é o órgão máximo no âmbito do campus e tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar. Seus membros terão mandato de dois anos.

Na presença do reitor Roberto Brandão e conselheiros, o diretor-presidente expressou seu contentamento pela oportunidade de vivenciar este momento histórico no campus. “Quem acompanhou a evolução desta unidade, sabe de nossas lutas para estar junto da comunidade, debatendo a respeito de nossas decisões, estabelecendo a democracia, hoje coroada com a instituição do Condir”, comentou Elissandro.

Segundo ele, o Conselho favorece uma atuação mais institucionalizada, o que reflete diretamente no contexto educacional da escola. “Portanto, um passo à frente na tomada de decisões acertadas, com base em planejamentos. Agradeço a cada conselheiro que se colocou à disposição do campus, entendendo seus posicionamentos. Que possamos olhar para o futuro e acreditar que é possível alcançar uma postura de excelência”.

Reitor Roberto Brandão destaca a importância da atuação de alunos egressos

O reitor Roberto Brandão confirmou as ações democrática do IFMA e explicou que o Condir nasce do Conselho Superior. “Que cada campus possa ter autonomia para gerenciar suas práticas administrativas, orçamentárias, financeiras e pedagógicas, deliberando ações na sua instância, de modo a desobstruir o tráfego de pautas no Consup, que tem seis reuniões por ano, no entanto, 29 campi para avançar nas suas tomadas de decisões”.

Expôs ainda que trabalho não faltará, especialmente voltado para questões financeiras e orçamentárias, tão amplamente divulgadas na imprensa em 2019, que abordou cortes e contingenciamentos. “São detalhamentos que precisam chegar às categorias para que a população possa compreender o que se passa na escola e como ocorrem os encaminhamentos”.

Destacou também a participação de alunos egressos, que passaram pelo campus e hoje têm contribuições a oferecer no Conselho. Roberto Brandão não deixou de mencionar a importância das propostas orçamentárias discutidas no 3º Fórum de Administração e Infraestrutura. “Temos que saber o que fazer com nosso orçamento”, pontuou o reitor, convidando os conselheiros a fazer ecoar a voz do IFMA, por meio de decisões tomadas, pertinentes ao Condir.

Diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Tiago Sandes Costa

Na opinião do representante da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, professor Tiago Sandes Costa, foi um dia marcante no sentido da democratização dos debates no campus, ampliando a participação de vários segmentos, trazendo a sociedade civil e movimentos sociais organizados para dentro do Campus São João dos Patos. “É uma satisfação enorme participar desde momento histórico. Que a partir desta data possamos concretizar significativamente o processo de desenvolvimento institucional que hoje se inicia”.

O conselheiro representante dos discentes, Edvan Souza, falou da importância de implementar um conselho. “Contamos com vários segmentos que possibilitarão diálogos sobre diversas demandas no âmbito acadêmico. Que todos se empenhem para o êxito deste colegiado”.

Composição

O Condir é composto por representantes da gestão do campus, técnico-administrativos, corpo docente, corpo discente, egressos (ex-alunos), sociedade civil, representante sindical e Reitoria.

Confira a composição do Condir IFMA – Campus São João dos Patos