Página Inicial > IFMA > Campus Codó realiza colação de grau dos formandos 2019.1

Campus Codó realiza colação de grau dos formandos 2019.1

A cerimônia reuniu 32 graduandos na Igreja Batista Missionária
  • publicado 03/12/2019 11h11
  • última modificação 03/12/2019 11h35

Reitor Roberto Brandão preside a cerimônia

O Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó – realizou, no último dia 28 de novembro, a solenidade de colação de grau dos cursos superiores de Licenciaturas em Ciências Agrárias, Matemática, Química, Tecnologia de Alimentos e Bacharelado em Agronomia.

O evento contou com a presença do reitor Roberto Brandão, que presidiu a cerimônia. Ao saudar alunos, servidores, paraninfos, familiares e demais autoridades sublinhou em seu discurso a importância das parcerias que favorecem a inserção de alunos no mundo do trabalho.

Ressaltou novas ações, ali anunciadas pelo prefeito de Codó, Francisco Nagib Oliveira, como a chegada de faculdades que irão contribuir para formação de pessoas na região.

Ao parabenizar os novos licenciados, lembrou que a partir de agora seguirão carreiras individuais, sempre recordando a formatura como um momento fundamentado no amor e reencontros. “Agradeço aos pais dos formandos que testemunham este momento, atentos à responsabilidade de cada um de seus filhos”, disse o reitor, alertando os profissionais para que não deixem as oportunidades passarem. “Se preciso, retornem ao IFMA como profissionais concursados, alunos de outras graduações ou pós-graduação. Nossa casa sempre estará de portas abertas”.

Prefeito de Codó, Francisco Nagib Oliveira, parabeniza os formandos

Em mensagem dirigida aos estudantes, o prefeito Francisco Nagib Oliveira disse saber da importância de formar filhos para o mercado de trabalho. “Um dos grandes desafios pelo qual passa o brasileiro”.

Diretor do Campus Codó, professor Wady Castro Júnior

Para o diretor do campus, professor Wady Castro Júnior, a colação de grau representa o orgulho do trabalho do IFMA, que é modificar vidas. “Mas, para isso, é preciso o empenho de cada um de vocês e das famílias que os apoiam. Apesar das dificuldades, não somos diminuídos por nosso empenho em fazer a diferença”, comentou o professor, que há 13 anos habita na cidade como cidadão codoense. “O reconhecimento de vocês ao agradeceram ao IFMA pela graduação, revigora nossa força”.

O paraninfo da turma de Matemática, representando todos os demais paraninfos, professor Jorge Soares Filho, saudou os ex-alunos e agora colegas de profissão. “Somos conscientes de que a constituição desses grandiosos profissionais advém de uma boa relação entre instituição-família”, pontuou o professor. Segundo ele, a vida já se encarregou de abrir um novo momento para que cumpram o ofício de simplesmente serem o melhor.

A formanda Lisandra Silva discursa em nome das turmas

“Neste exato momento em nossas mentes passa um filme e um turbilhão de emoções faz nossos corações acelerarem – sentimentos com misto de alívio, saudade, medo e coragem de enfrentar novos desafios”, proferiu em seu discurso a oradora oficial das turmas, Lisandra Silva, ressaltando que se conseguiram chegar até ali foi graças ao apoio de amigos, familiares e professores que acolheram dúvidas e mostraram o caminho certo a seguir.

O secretário de Finanças e Planejamento do município, Ivaldo José da Silva, abordou a importância de o país avançar de forma sustentável pelo viés da educação. “O aprendizado que levam é fantástico e irá conduzi-los para o campo da transformação”.

Adail José Silva, ex-aluno do Parfor

Ao final, o formando do curso de Química, Adail José Silva, declamou a poesia popular em forma de cordel: O Parfor na minha vida, onde relata sua experiencia no programa como um momento de alegria, realização e motivação.

Galeria de Imagens – Formandos 2019.1 – Campus Codó