Página Inicial > Notícias > IFMA recebe cessão de uso das instalações da EBC no Maranhão

IFMA recebe cessão de uso das instalações da EBC no Maranhão

Termo de cessão de uso foi assinado nesta terça (10) pelo Instituto, pela EBC e pela Assembleia Legislativa.
  • publicado 10/12/2019 20h06
  • última modificação 10/12/2019 20h06

(Da esq. à dir.) Marcio Fusissava, Roberto Brandão, Luiz Carlos Gomes, Valney de Freitas, Carlos César e Edwin Jinkings

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) assinaram, nesta terça-feira (10), o termo de cessão de uso das instalações físicas da regional Maranhão da EBC, situadas no bairro de Fátima, em São Luís. A cerimônia foi realizada no Auditório da Reitoria do IFMA e reuniu servidores e gestores das três instituições. Pelo termo, o IFMA fará uso da estrutura física e dos equipamentos da empresa estatal, de forma gratuita, pelos próximos 30 anos. As atividades da TV Brasil no Maranhão foram encerradas por decisão do Governo Federal.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, mencionou que o uso da estrutura da TV Brasil vai possibilitar a consolidação de projetos estratégicos do Instituto Federal do Maranhão, como a ampliação da oferta de educação a distância (EAD) e da Rádio e TV IFMA. Além disso, destacou a movimentação de 85 servidores e empregados públicos que eram da EBC e passaram a integrar o corpo funcional do Instituto. “Esse é um momento valioso para o Estado do Maranhão, que consiste na mudança do projeto capitaneado pela EBC. Essa estrutura agora será usada pelo IFMA, possibilitando ampliar a oferta educacional no Estado e ter uma maior aproximação com a sociedade maranhense, por meio da TV e da Rádio IFMA”.

O diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Gomes, falou sobre a importância da parceria entre o IFMA, a EBC e a Assembleia Legislativa. “A destinação da estrutura da EBC para a maior instituição de ensino do Estado do Maranhão nos deixa muito felizes. Esse ato é o elo para uma nova fase. Agradeço também ao IFMA por estar recebendo os nossos profissionais. Eles são altamente qualificados e comprometidos e vão somar bastante com a experiência adquirida na EBC”.

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Valney de Freitas, representou o presidente da casa, deputado Othelino Neto, na cerimônia e ressaltou o legado que a EBC deixa na história do jornalismo no Maranhão. “Só temos a agradecer à EBC pela parceria com a Assembleia Legislativa, que já vem dura mais de cinco anos. A EBC está deixando um grande legado, sobretudo documental. Precisamos manter viva a memória dos marcos que fazem parte da história da nossa comunicação”. A Alema fará uso do sinal da EBC para transmissão da TV Assembleia e Rádio Assembleia.

A mesa de honra da cerimônia de assinatura do termo também foi composta pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, Carlos César Teixeira; pelo diretor de Administração, Finanças e Pessoas da EBC, Marcio Kazuaki Fusissava; e pelo diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings.

Assunto(s): Alema , Cessão de uso , EBC , IFMA