Página Inicial > Notícias > VI Jogos dos Servidores do IFMA reúne 350 atletas em Barra do Corda

VI Jogos dos Servidores do IFMA reúne 350 atletas em Barra do Corda

Servidores-atletas dos 29 campi e da Reitoria participaram dos jogos em 8 modalidades.
  • Marcos Soares
  • publicado 16/12/2019 18h39
  • última modificação 18/12/2019 19h53

O espirito de competição e a disputa por medalhas tomou conta do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, período em que foi realizado o VI Jogos dos Servidores do IFMA. Ao todo, 350 servidores dos 29 campi e da Reitoria participaram das disputas em oito modalidades (atletismo, futebol society, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, vôlei de quadra e xadrez), num clima de confraternização e amizade. O evento, realizado anualmente, tem por objetivo promover a integração dos servidores por meio do espírito esportivo.

A solenidade de abertura dos jogos foi realizada na quadra do Campus Barra do Corda, na manhã do dia 13. A mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFMA, Carlos César Teixeira, da diretora-geral do Campus Barra do Corda, Marinete Moura da Silva, do Diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida Filho, da coordenadora dos jogos, Ellen Santos do secretário de esportes de Barra do Corda, Rafael Vili, representando o prefeito Eric Costa, do presidente da câmara de vereadores de Barra do Corda, Gil Lopes, do representante do Ministério Público, Edílson Santana, da senhora Abigail Cunha, representando o deputado estadual Rigo Teles, do superintendente regional de articulação política, Leocido Cunha, do secretário municipal de educação, Odair Maciel e do coordenador local dos jogos, Antônio Vitor Ribeiro. A abertura contou ainda com apresentações artísticas dos alunos do campus e com a entrada da tocha e o acendimento da pira olímpica.

Na fala de abertura, Carlos César declarou que “incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida, espírito colaborativos amizade e disciplina nesses três dias de prática do esporte é a meta a ser acaçada pelos jogos.  Além da integração, os jogos deixam um legado para Barra do Corda, que é a caixa de areia no estádio municipal Leandrão para a prática do salto em distância. Teremos também curso para educação física na área do atletismo”, contou o pró-reitor. A diretora Marinete Moura destacou em sua fala que “o melhor dos jogos é a interação entre servidores dos campi. Eles são os protagonistas nesta história de sucesso da construção do IFMA”, afirmou.

Os servidores demonstraram muito vontade e motivação em participar os jogos. Mesmo nos casos em que o participante já é veterano, a ansiedade e a vontade de ganhar é a mesma que a de quem vai para a disputa pela primeira vez. A servidora Cristiane Santana, do Campus carolina participa pela terceira vez do futsal feminino, e comenta que “já estou na rede há 10 anos. Sempre participo do futsal feminino e tenho essa motivação, de conhecer mais e mais servidores de outros campi, com interação e alegria. Isso favorece muito a nossa qualidade de vida. É uma questão de grande valia para a saúde do servidor, que ao se preparar durante o ano para os jogos, nos treinos, está cuidando da saúde”, pondera. Valdivino Santana, do Campus Carolina, além dos treinos, pesquisou sobre seus adversários no xadrez e a participação deles nos jogos. “É minha primeira vez nos jogos. Tenho apenas 9 meses no campus, e estou muito empolgado comigo e com meus colegas em busca das medalhas”, destacou.

Luis Aurélio, do Campus Santa Inês participa pela primeira vez dos jogos, em três modalidades; futsal, futebol society e tênis de mesa. “É uma boa oportunidade de nos confraternizarmos com amigos de outros campi e realizarmos atividades físicas, é uma ótima iniciativa do IFMA para nós servidores”. Muito bem humorado, ele destaca que teve zero de treinamento, mas vai mostrar os resultados desse treinamento. “Pretendo ganhar todas as medalhas que disputar, mas alcançar isso será o grande desafio”, brinca. Liliane Amorim é do Campus Itapecuru e vai disputar a natação. Mesmo sem muito treinamento ela vai tentar manter o desempenho do ano passado, quando conquistou três medalhas de ouro. “Vou tentar manter o nível e levar pelo menos uma medalha pro campus. O mais legal mesmo de participar dos jogos é conhecer pessoas, e até montar grupos para interação futuras”, pontua ela.