Página Inicial > Notícias > IFMA divulga resultado preliminar do Seletivo 2020

IFMA divulga resultado preliminar do Seletivo 2020

Resultado final será publicado em 17 de janeiro.  No total, mais de 6 mil vagas estão sendo ofertadas nos 29 campi do IFMA.
  • publicado 27/12/2019 18h48
  • última modificação 27/12/2019 18h50

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta sexta-feira (27), o resultado preliminar do Processo Seletivo 2020 para ingresso aos cursos técnicos de nível médio.  Mais de 6 mil vagas foram ofertadas neste certame para os 29 campi da instituição.  Com a publicação, a próxima etapa do cronograma é a publicação do resultado final, previsto para 17 de janeiro de 2020. Já a matrícula dos candidatos presentes na lista final de aprovados será de 20 a 29 de janeiro de 2020, nos campi.

Acesse aqui o Resultado Preliminar

Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita (R$ 1.497,00); e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita (R$ 1.497,00).

Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%. A autodeclaração dos candidatos pretos e pardos será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação, que é a confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato é verdadeira, para evitar fraudes.

O Instituto reserva também, em cada curso, 2,5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Acesse aqui o Resultado Preliminar

Dúvidas ou informações suplementares poderão ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou telefone (98) 3215-1701.