Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Fapema estimula a criação de empreendimentos inovadores
Início do conteúdo da página Notícias

Fapema estimula a criação de empreendimentos inovadores

O Programa Centelha Maranhão irá fornecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/01/2020 16h33
  • última modificação 27/01/2020 16h33

Imprimir

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições de propostas de ideias inovadoras para submissão ao Programa Centelha Maranhão.

 

Confira o edital no link.

 

O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com execução, no estado, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A FAPEMA, em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) no âmbito do Programa Inova Maranhão/eixo Universidade, selecionará propostas, fará os repasses financeiros e acompanhará os projetos. O programa conta com o apoio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e outras instituições ensino superior.

O objetivo é disponibilizar módulos de aprendizado para a comunidade acadêmica, oferecer suporte financeiro e conexão com empresas e empreendedores, para a constituição de novos negócios.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Maranhão. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

“O Programa Centelha está buscando pessoas que estejam interessadas em desenvolver, prospectar e interagir juntas em prol da inovação, também com a finalidade de gerar negócios inovadores que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão”, afirma o presidente da FAPEMA e professor do IFMA, André Santos.

Áreas do programa

Os recursos destinados são de aproximadamente R$ 1,5 milhão, destinados a 28 projetos inovadores as áreas de Administração  Pública;  Aeroespacial;  Agronegócio;  Automotivo;  Bens  de Capital;   Borracha   e   Plástico;   Cerâmica;   Comércio   e   Varejo;   Construção   Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer;  Educação;  Elétrico  e  Eletrônico;  Energia;  Fabricação  de  Alimentos  e  Bebidas; Farmoquímico  e  Farmacêutico;  Financeiro;  Jurídico;  Madeira  e  Móveis;  Marketing  e Mídias;   Meio   Ambiente   e   Bioeconomia;   Mercado   Imobiliário;   Metal-Mecânico   e Metalurgia;  Mineração;  Papel  e  Celulose;  Pesca  e  aquicultura;  Petróleo  e  Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e   Telecomunicações;   Têxtil,   Confecção   e   Calçados;   e   Transporte,   Logística, Mobilidade,  prioritariamente  oriundos  de  pesquisas  e  inovações  das Instituições  de Ensino Superior do Maranhão.

 

Conforme descrito no edital, o cronograma é formado pelas fases:

1 – Inscrição (a SECTI fará a conexão entre atores interessados em desenvolver o negócio inovador em sociedade)

2 – Projeto de empreendimento

3 – Projeto de fomento

4 – Maturação

Se você é um empreendedor, empresa ou desenvolve uma pesquisa que pode ter uma inovação para o mercado, acesse os links abaixo para que seja efetivada a conexão entre os demandantes e ofertantes!

Para empreendedores:

https://bit.ly/30CshSa

Para empresas:

https://bit.ly/2RG7RUu

Para academia:

https://bit.ly/38pMjSw

Inscrição para o Centelha

http://programacentelha.com.br/ma/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página