Fapema estimula a criação de empreendimentos inovadores

Estão abertas, até 30 de março, as inscrições de propostas de ideias inovadoras para submissão ao Programa Centelha Maranhão.
Confira o edital no link.
O Programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com execução, no estado, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
A FAPEMA, em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) no âmbito do Programa Inova Maranhão/eixo Universidade, selecionará propostas, fará os repasses financeiros e acompanhará os projetos. O programa conta com o apoio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e outras instituições ensino superior.
O objetivo é disponibilizar módulos de aprendizado para a comunidade acadêmica, oferecer suporte financeiro e conexão com empresas e empreendedores, para a constituição de novos negócios.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Maranhão. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
“O Programa Centelha está buscando pessoas que estejam interessadas em desenvolver, prospectar e interagir juntas em prol da inovação, também com a finalidade de gerar negócios inovadores que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão”, afirma o presidente da FAPEMA e professor do IFMA, André Santos.
Áreas do programa
Os recursos destinados são de aproximadamente R$ 1,5 milhão, destinados a 28 projetos inovadores as áreas de Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística, Mobilidade, prioritariamente oriundos de pesquisas e inovações das Instituições de Ensino Superior do Maranhão.
Conforme descrito no edital, o cronograma é formado pelas fases:
1 – Inscrição (a SECTI fará a conexão entre atores interessados em desenvolver o negócio inovador em sociedade)
2 – Projeto de empreendimento
3 – Projeto de fomento
4 – Maturação
Se você é um empreendedor, empresa ou desenvolve uma pesquisa que pode ter uma inovação para o mercado, acesse os links abaixo para que seja efetivada a conexão entre os demandantes e ofertantes!
Para empreendedores:
Para empresas:
Para academia:
Inscrição para o Centelha
http://programacentelha.com.br/ma/
Redes Sociais