Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para bolsas de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico

Oportunidade é para estudantes do ensino médio e superior. Inscrições seguem até 01º de março.
  • publicado 30/01/2020 18h49
  • última modificação 30/01/2020 18h49

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), divulgou os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, voltado para os estudantes da educação profissional técnica de nível médio e de nível superior, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ensino Superior – PIBITI.

Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC)

Serão destinadas 70 bolsas PIBIC pelo período de doze meses, no valor mensal de R$ 260 reais. A vigência das bolsas será de agosto de 2020 a julho de 2021, sendo permitida a participação no presente processo seletivo de pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2020/2021.

As propostas deverão ser submetidas via SUAP no período de 08 de janeiro a 01 de março de 2020 pelo servidor/pesquisador, com o preenchimento do “Formulário de submissão eletrônica”. O resultado parcial será divulgado a partir de 11 de maio.

Acesse o edital

Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Superior (PIBIC)

Serão destinadas 184 bolsas PIBIC pelo período de doze meses, no valor mensal de R$ 400 reais. A vigência das bolsas será de agosto/2020 a julho/2021 para a cota CNPq e de setembro/2020 a agosto/2021 para cotas da Fapema, sendo permitido que os pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2019/2020 participem do presente processo seletivo.

Acesse o edital

Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico – Ensino Superior (PIBITI)

Neste programa, o objetivo é proporcionar aos estudantes dos cursos de nível superior do IFMA a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, por meio da melhoria ou desenvolvimento de um produto, processo ou tecnologia.  Serão destinadas 37 bolsas PIBITI pelo período de doze meses, no valor mensal de R$ 400 reais. A vigência das bolsas será de agosto de 2020 a julho de 2021, sendo permitido que os pesquisadores e bolsistas que estejam desenvolvendo projetos aprovados nos certames com período de vigência 2019/2020 participem do processo seletivo.

A inscrição da proposta deverá ser realizada pelo orientador por meio do SUAP no período de 08 de janeiro a 01 de março. O resultado parcial será divulgado a partir de 11 de maio.