Página Inicial > Notícias > IFMA inicia atividades nas antigas instalações da EBC no Maranhão

IFMA inicia atividades nas antigas instalações da EBC no Maranhão

As instalações serão utilizadas para produção de conteúdo de educação a distância e outros projetos estratégicos do Instituto.
  • publicado 04/02/2020 19h03
  • última modificação 04/02/2020 19h08

A partir dessa segunda-feira (3), o prédio da EBC passou a sediar o Centro de Referência Tecnológica do IFMA.

A última segunda-feira (3) foi marcada como o dia em que o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) começou a operar parte de suas atividades nas instalações onde funcionava a regional Maranhão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Após o Governo Federal determinar o encerramento das atividades da TV Brasil no Estado, o IFMA recebeu a cessão de uso da estrutura física e equipamentos da estatal. O prédio está localizado no Bairro de Fátima, em São Luís, e passa agora a sediar o Centro de Referência Tecnológica (CERTEC), responsável pela educação a distância do Instituto. A nova etapa foi celebrada em um evento que contou com a participação de gestores do IFMA e dos novos colaboradores.

Um total de 85 servidores e empregados públicos da EBC foram movimentados para o IFMA, e a maioria deles continuará trabalhando no prédio onde agora funciona o CERTEC. “Nós vamos passar por um processo de análise de perfil das atividades que essas pessoas já executavam e tentar adequar às novas funções da melhor forma possível, de forma que a gente possa aproveitar o potencial que existe em cada um para esse novo momento de desenvolvimento das atividades”, comentou a diretora do CERTEC, professora Simone Santos. As mesmas instalações também vão abrigar o polo de educação a distância do IFMA em São Luís.

Atualmente, o Instituto atende uma média de seis mil alunos na modalidade EAD e possui polos de educação a distância credenciados em 70 municípios maranhenses. “Com essa estrutura adquirida de instalações físicas, de equipamento e de pessoal, espera-se que nós possamos desenvolver de uma forma mais aperfeiçoada as atividades EAD”, pontua Simone Santos. A estrutura do estúdio de TV será utilizada para produção de videoaulas, além de conteúdos audiovisuais dos projetos estratégicos IFMA Digital, TV IFMA e Rádio IFMA.

O reitor do Instituto, professor Roberto Brandão, participou do início das atividades na nova sede do CERTEC. Ele relembrou a evolução das negociações com a EBC – que primeiramente diziam respeito à movimentação dos servidores, mas acabaram evoluindo para a cessão de uso do prédio e agora a transferência da gestão dos contratos da unidade. “Os projetos estão colocados aí para que melhoremos o alcance da nossa educação a distância. O alcance no sentido pedagógico, no sentido até mesmo das distâncias e também da inclusão de novos profissionais que vêm nos ajudar para que isso aconteça”, destacou o reitor.

Entre os servidores que recentemente passaram a trabalhar no IFMA está Leda Nascimento, que era produtora da TV Brasil. Ela conta que já atua na emissora desde 1973, quando o canal ainda se chamava TV Educativa e o foco principal era produção de videoaulas. “E agora, de certa forma, volta a ser a mesma coisa que começamos, que é o ensino a distância”, contou. Ela revelou ainda que a equipe está aberta para contribuir com o projeto do Instituto. “A gente sempre admirou muito o IFMA e eu espero continuar admirando agora que eu estou de perto”, destacou.

Além da presença do reitor, o dispositivo de honra do evento também contou com as presenças dos pró-reitores de Administração, Washington Luis Conceição; de Ensino, Ximena Bandeira Maia; de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Natilene Brito; e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Ferreira; e do coordenador de programação da EBC no Maranhão, Gabriel Oliveira. As atividades do dia incluíram o descerramento da placa e uma visita ao estúdio de gravação.