Página Inicial > Notícias > IFMA Carolina aprova projeto de pesquisa junto ao CNPq

IFMA Carolina aprova projeto de pesquisa junto ao CNPq

O foco do trabalho é no desenvolvimento rural sustentável e Agroecologia.
  • publicado 01/04/2020 17h11
  • última modificação 01/04/2020 17h11

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Carolina aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o projeto de pesquisa e desenvolvimento “Desenvolvimento rural sustentável e Agroecologia: promovendo a geração de renda, no município de Carolina (MA)”. O trabalho foi submetido ao CNPq pela professora do IFMA e coordenadora do projeto, Claudia Moreira, e será realizado pelo Campus Avançado Carolina e parceiros institucionais. As atividades iniciaram em fevereiro deste ano e têm tempo de execução de dois anos!

No projeto, propõe-se a criação do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia do IFMA – Campus Avançado da Carolina (NUEPEMA). O trabalho engloba atividades de pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para Agricultura Familiar, com foco na geração de credibilidade ao produto orgânico e geração de renda para as famílias de agricultores das diferentes localidades do município de Carolina.

A proposta partiu do envolvimento de professores/pesquisadores e estudantes do IFMA e de outras instituições de pesquisa e de gestão pública, além de associações ligadas ao tema, possibilitando-se assim trabalhar de forma multidisciplinar e interdisciplinar e, enriquecer o leque de produção científica e tecnológica em Agroecologia, assim como melhorar o desempenho produtivo na abordagem agroecológica, “a ser construído de forma participativa, junto aos grupos assistidos e instituições parceiras, dentro do município de Carolina (MA)”, explica a professora Claudia Moreira.

O objetivo maior do projeto é criar um centro de referência em produção de tecnologias e ensino da Agroecologia, no IFMA – Campus Avançado Carolina, com ações direcionadas para o desenvolvimento rural sustentável, que vão da produção, com credibilidade, até a geração de renda para a agroecológica familiar, na cidade de Carolina.

Uma das ações do projeto também é fomentar a iniciação científica e de extensão tecnológica junto aos alunos do IFMA e colaboradores bolsistas do projeto. Dessa forma, o IFMA Carolina realizou seleção de bolsistas, em um total de quatro, do meio acadêmico e externo, para apoiar as ações do referido projeto.

“Esperamos contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no município e com a geração de renda para a agricultura familiar local, fortalecendo os laços institucionais, incrementando as tecnologias de produção agroecológicas e promovendo as ações de pesquisa e desenvolvimento, no Campus Avançado Carolina”, destacou a professora Claudia Moreira, coordenadora do projeto.