Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisa busca compreender condições de acesso à internet e capacidade para produção de conteúdo digital
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisa busca compreender condições de acesso à internet e capacidade para produção de conteúdo digital

Levantamento entre professores e estudantes possibilitará o planejamento de eventuais estratégias que possam mitigar o impacto do atraso no calendário acadêmico.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 02/04/2020 22h32
  • última modificação 03/04/2020 00h39

Imprimir
O Instituto Federal do Maranhão  publicou, nesta quinta-feira (02.04), questionário eletrônico para levantar informações sobre as condições de acesso à internet de estudantes e a habilidade e o aspecto formativo dos professores para produção de conteúdo digital.  A ação possibilitará que a instituição elabore um diagnóstico para o planejamento de eventuais estratégias que possam mitigar o impacto do atraso no calendário acadêmico. Desde o dia 17 de março,  o IFMA está com as atividades acadêmicas suspensas por prazo indeterminado, como medida de prevenção ao avanço do novo Coronavírus. O questionário receberá a contribuição de docentes e discentes até o dia 12 de abril, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

     

 

O assunto foi pauta de webconferência realizada na quarta-feira (01.04) entre os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFMA (Reitor, Pró-Reitores (as) e Diretores(as)-gerais) e o Comitê Central de Crise para Enfrenamento do Coronavírus (COVID-19).   A publicação do questionário não implica em alteração e/ou suspensão da orientação apresentada na Nota 03 do Comitê Central de Crise, documento publicado como anexo da Portaria IFMA nº 1.254/2020.

À época, a Nota do Comitê destacou que o IFMA não iria, naquele momento, realizar uso de ferramentas da tecnologia da informação e comunicação para substituição das aulas presenciais. O entendimento do Comitê, a partir de alinhamento com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), foi que a medida poderia prejudicar estudantes e professores, diante das dificuldades e limitações quanto ao acesso à internet e da necessidade de formação aos docentes diante das especificidades da educação a distância.

Integrante do Comitê de Central de Crise, a Pró-Reitora de Ensino, professora Ximena Paula Nunes Bandeira Maia da Silva destaca que o instrumento é fundamental para compreender melhor o universo dos estudantes e professores da instituição “Este levantamento de dados junto aos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, que são nossos estudantes e professores, é um esforço que compreende a grande diversidade do nosso público discente, demonstra o compromisso institucional com uma formação inclusiva e a necessidade de levantar dados relativos a formação docente para o desenvolvimento de atividades não presenciais”, disse.

 

 


Outras notícias sobre o assunto:

Servidores devem preencher Plano de Trabalho durante período de suspensão das aulas;

IFMA determina adoção de medidas de proteção aos prestadores de serviço;

IFMA não irá fazer uso de meios digitais para substituir aulas presenciais;

Coldir discute medidas para enfrentamento à pandemia de coronavírus (COVID-19);

Comitê de Crise divulga orientações para o desempenho de atividades de forma remota;

IFMA determina que atividades sejam desenvolvidas prioritariamente de forma remota;

IFMA estabelece procedimentos para atividades durante período de suspensão das aulas;

Comitê de emergência do MEC realiza segunda reunião sobre ações contra o coronavírus;

IFMA suspende aulas por prazo indeterminado;

Nota oficial: não há registros de casos de estudantes com COVID-19 no IFMA;

Comitê de emergência do MEC define primeiras ações contra o Coronavírus;

Coronavírus: Ministério da Economia emite orientações;

Conselho de reitores emite nota sobre novo Coronavírus

registrado em:
Fim do conteúdo da página